Como construir um servidor NAS

Escrito por josienita borlongan | Traduzido por lean pereira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como construir um servidor NAS
PC antigo (JBorlongan, wax115/morguefile, xandert/morguefile)

A sigla NAS significa "Armazenamento Anexado à Rede" (do inglês "Network Attached Storage"), que é um computador autocontido que atua como servidor de armazenamento. Um servidor NAS pode oferecer armazenamento de arquivos a outros dispositivos em uma determinada rede. Ele é ausente de um sistema operacional e não precisa de teclado, monitor ou mouse para funcionar, sendo seu objetivo principal armazenar. Em uma pequena empresa ou em uma rede doméstica ou de escritório, um NAS pode ser útil no armazenamento de arquivos muito grandes.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Computador sobressalente
  • Programa FreeNAS
  • CD

Lista completaMinimizar

Instruções

    Preparando um PC antigo e baixando o FreeNAS

  1. 1

    Consiga um PC sobressalente ou um antigo que ainda seja funcional. O PC deve cumprir os requisitos básicos — pelo menos 96 MB de RAM, drive de CD ou DVD e disco rígido.

  2. 2

    Baixe gratuitamente a última versão LiveCD do programa FreeNAS. Confira o link na seção "Recursos", para localizar a página de download. O FreeNAS é o programa que você precisará para configurar o PC antigo e torná-lo um dispositivo NAS.

    Como construir um servidor NAS
    Passo 1.2
  3. 3

    Grave o arquivo em um CD usando um gravador de disco comercial, e não apenas o nativo do Windows. Se você possuir o Windows XP ou Vista, poderá acessar o site e fazer download gratuito do gravador ISO. A razão pela qual o gravador nativo do Windows não funcionará é que ele não torna o CD inicializável. É por isso que deve-se utilizar um programa comercial.

    Como construir um servidor NAS
    Passo 1.3
  4. 4

    Rotule o CD FreeNAS e mantenha-o de lado.

  5. 5

    Veja se o computador antigo está configurado para ser iniciado através de um CD. Caso não esteja, vá até a BIOS ("Sistema Básico de Entrada/Saída") e escolha inicializar ("boot") a partir do CD. Para isso, reinicie o computador e rapidamente pressione a tecla apropriada no topo do teclado. As teclas mais comuns são "Esc", "F1", "F2", "F8" e "F10". Se você não tiver certeza, observe a parte inferior da tela enquanto o computador é iniciado e pressione a tecla respectiva em "Pressione ___ para entrar no Setup". Isso dará acesso à BIOS. Escolha "CDROM", no local adequado, e pressione "Save".

    Como construir um servidor NAS
    Passo 1.5

    Instalação e configuração do FreeNAS

  1. 1

    Insira o CD inicializável LiveCD FreeNAS no drive de CD/DVD do computador antigo. Reinicie-o para iniciá-lo a partir do CD.

    Como construir um servidor NAS
    Passo 2.1
  2. 2

    Espere o FreeNAS começar a inicialização. Aguarde até que o menu para inicializar seja exibido por cinco segundos.

  3. 3

    Deixe a opção padrão selecionada e, então, espere alguns segundos até que a tela inicial apareça. Você ouvirá um bipe agudo após alguns momentos, que é um indício de que o FreeNAS foi carregado com sucesso e está pronto para a configuração.

  4. 4

    Após o bipe, pressione a tecla "Esc", localizada na parte superior esquerda do teclado. Isso dará acesso ao menu de configuração "Console". Selecione a opção "2" e "Set LAN IP Address", que pedirá para usar o DHCP (Protocolo de Configuração de Anfitrião Dinâmico) para o IPv4 e o AutoConfiguration para o IPv6. Escolha "Y" para os dois. O FreeNAS deverá exibir os endereços IP designados a cada um. O endereço IP para o IPv4 é aquele que você usará para acessar e configurar o sistema NAS.

  5. 5

    Direcione o navegador ao endereço IP do sistema FreeNAS. Ele pedirá um nome de usuário e uma senha. Insira a palavra "admin", como usuário, e "freenas", como senha, para obter acesso à tela de configuração.

    Preparação de disco e criação compartilhada utilizando o FreeNAS

  1. 1

    Vá ao menu "Disks", selecione "Management" e clique no botão de soma (+). Isso exibirá um menu exibindo todos os computadores conectados ao sistema. Selecione o disco que você deseja usar, clique no botão "Add" e em "Apply Changes".

  2. 2

    Vá até "Disks | Format" e selecione o disco escolhido e adicionado e clique no botão "Format Disk". Lembre-se que, assim que clicar no botão, os conteúdos do disco serão apagados.

  3. 3

    Vá até "Disks | Mount Point" e clique no botão de soma (+). Isso exibirá um menu a partir do qual você poderá escolher o drive. Uma vez que chegue ao "Name Field", digite um nome de volume e clique em "Add". Então, clique em "Add Changes".

  4. 4

    Ative os serviços de arquivo e configure um compartilhamento. Vá ao menu "Services" e escolha "CIFS/SMB", que é o protocolo de redes do Windows. Marque a caixa "Enable", no canto superior direito, e digite o nome de seu servidor no campo "NetBIOSName".

  5. 5

    Clique no botão "Save and Restart", volte para o topo da página e clique na aba "Shares". Crie um compartilhamento clicando no botão de soma (+). Digite o nome de servidor no campo "Name" e a descrição no campo "Comment". No campo "Path", direcione ao volume recém-criado. Clique em "Add" e "Apply Changes".

Dicas & Advertências

  • Use o NAS para carregar servidores problemáticos de e-mail ou da web, possibilitando serviços de armazenagem.
  • Assegure-se de que não haja nenhuma informação importante no computador antigo antes de formatá-lo. A formatação apagará todo o conteúdo; caso você ainda necessite dos dados, efetue um backup em outro CD.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível