on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como construir um sistema de aquaponia

Atualizado em 17 abril, 2017

O processo simbiótico de alimentar uma planta com a sobra da água de um tanque de peixe é conhecido como aquaponia. A aquaponia propicia maior rendimento da planta e gera peixes mais saudáveis e mais fáceis se serem cuidados. Esses sistemas podem ser construídos em qualquer tamanho, desde tanques de 20 litros e apenas um sistema de planta à instalações comerciais maiores do que uma piscina. É necessário pouco cuidado para manter um sistema de aquaponia, pois o tanque não produz sujeira e são poucas as sobras para serem limpas. Você pode fazer sua própria estrutura utilizando ferramentas comuns encontradas em lojas de suprimentos para animais de estimação e lojas de jardinagem.

Instruções

As plantas podem ser alimentadas sem a necessidade de terra, através dos restos de nutrientes do tanque de criação de peixes (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Encha o vaso com os pedregulhos e com a planta e coloque-o em uma prateleira ou uma mesa cerca de 60 cm mais alta do que o local onde colocará o tanque. A água se deslocará através do sistema por meio da gravidade e, por isso, a planta deve ser conservada mais alta do que o tanque.

    Loading...
  2. Prenda um metro de tubo plástico no buraco do fundo do vaso com super bonder. Esse tubo vai desaguar no tanque instalado abaixo do vaso.

  3. Conecte os outros dois metros de tubo plástico na bomba de água pequena e instale as pontas dos tubos nos cascalhos do vaso e na água do tanque. A água será lançada do tanque ao vaso e, em seguida, a água purificada voltará ao tanque.

  4. Alimente o peixe normalmente, com a quantidade que ele consegue comer em 5 minutos, duas vezes por dia. Para conservar o sistema, limpe o tanque quando necessário, aproximadamente uma vez por mês. Substitua um quarto (25%) da água utilizada por água limpa na temperatura ambiente, uma vez por semana.

Loading...

Aviso

  • Não alimente o peixe excessivamente.
  • Mantenha o sistema ao lado de uma janela ou perto da luz para ajudar a planta a se desenvolver.

O que você precisa

  • Vaso de planta com um buraco no fundo de 2,5 cm
  • Um pacote com pedregulhos de jardinagem
  • Tanque de peixe de 20 litros, estrutura com cascalhos e peixe
  • Uma bomba pequena para tanque de peixe
  • 3 metros de tubo plástico de 1" dividido em 3 trechos de 1 metro
  • Super bonder
  • Uma planta
  • Alimento de peixe

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...