×
Loading ...

Como construir um sistema de iluminação de palco

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A iluminação é uma peça importante na preparação de um palco. Peças, concertos ou palestras dependem dela para destacar a apresentação das pessoas que estão no palco. Ela ajuda a compor o tom apresentação e direcionar a atenção para os apresentadores de uma forma que aprimore mais ainda a experiência do público. Luzes e equipamento podem ser bastante caros.

Instruções

Ajustar as luzes de uma palco pode levar horas ou dias (spot lights or a gantry for parties or concerts image by L. Shat from Fotolia.com)
  1. Esquematize o tipo de luz que você deseja criar para o palco, usando cores diferentes para que você saiba onde instalar luzes de cores específicas, a menos que esteja usando luzes que consigam criar múltiplas cores automaticamente. Inclua o local onde serão instaladas as estruturas de metal e os equipamentos.

    Loading...
  2. Instale as estruturas de metal com base no esquema desenhado. Elas podem ser erguidas a partir do chão do palco ou podem ser fixadas a partir do teto ou de vigas. Devem ser instaladas de maneira que não interfiram com a apresentação, atrapalhando o deslocamento do apresentador ou desviando a atenção da audiência. Assegure-se de que estejam instaladas adequadamente e com segurança para que não aconteça nenhum acidente que danifique as luzes ou machuque os apresentadores.

  3. Antes de erguer a estrutura, coloque as luzes, prendendo-as com grampos tipo C (que envolvem parcialmente) ou O (que envolvem totalmente), dependendo do tipo de estrutura. A outra extremidade de cada grampo possui uma rosca onde você pode prender a lâmpada. Use um alicate para apertar a lâmpada ou o grampo. Posicione-os da melhor maneira que conseguir. Você pode fazer outros ajustes mais tarde.

  4. Conecte as lâmpadas ao seu quadro de luz usando os cabos de iluminação DMX. Se for possível, passe os cabos por baixo do palco para que nem os apresentadores nem os membros da audiência tropecem neles. Forneça energia para as luzes da mesma forma, utilizando extensões para cada uma delas. Assegure-se de não sobrecarregar os circuitos associando muitas lâmpadas a apenas um deles. A maior parte do palcos profissionais possui múltiplos circuitos para um fornecimento adequado de energia.

  5. Ligue todas a luzes e o quadro de luz. Certifique-se de que todas as luzes estejam funcionando adequadamente.

  6. Por meio da manivela presa à estrutura, erga-a até a altura desejada.

  7. Faça um teste com todas as cenas que você planeja utilizar na apresentação. Certifique-se de que todas as lâmpadas estejam direcionadas na posição correta para cada uma das cenas. Use a escada caso sejam necessários ajustes.

Loading...

Dicas

  • Peça a um diretor de palco para aprovar o seu desenho antes de começar a ajustar as luzes para não ter que refazer todo o trabalho depois.
  • Cada instalação, especialmente as mais pesadas, deve ser carregada por duas pessoas.

Aviso

  • Tenha cuidado ao subir em escadas ou mexer com eletricidade. Dedique um tempo extra para garantir sua segurança.

O que você precisa

  • Luzes
  • Escada
  • Estruturas de alumínio
  • Grampo tipo C ou O
  • Alicate
  • Quadro de luz
  • Tomadas elétricas
  • Extensões
  • Cabos DMX ou outro tipo de cabo de iluminação de palco

Referências

Loading ...
Loading ...