Mais
×

Como construir um sofá com dois colchões de solteiro

Você pode transformar um par de colchões e algumas paletas de madeira em um sofá. Este projeto requer habilidades mínimas e não utiliza costura. Os braços do sofá podem servir de prateleiras de livros e poupar espaço em pequenos apartamentos. Esse sofá é confortável o suficiente para se tornar um conjunto de camas em caso de emergência. Se você mora em um apartamento, isso se torna um sofá durante o dia e cama durante noite.

Instruções

Em um apartamento apertado os sofás podem servir como cama em uma emergência (Visage/Stockbyte/Getty Images)

    Base do sofá

  1. Esfregue quatro paletas de madeira 91 cm x 91 cm com a lixadeira de palma e a lixa grossa de papel. Certifique-se de esfregar toda a superfície. Finalize com a outra lixa e limpe toda a serragem com um pano úmido.

  2. Aplique um spray de verniz claro em cada paleta e deixe que seque. Depois, aplique uma segunda camada e também deixe secar.

  3. Coloque duas paletas juntas de ponta a ponta para formar uma estrutura. Anexe duas grandes dobradiças entre a estrutura formada utilizando uma broca e repita o procedimento com as outras duas paletas. As dobradiças impedirão que as paletas se separem quando o sofá estiver concluído.

    Cobrindo os colchões

  1. Coloque uma colcha "queen-size" na superfície, do lado direito para baixo. Escolha uma colcha fina em vez de uma grossa para esse projeto.

  2. Coloque um colchão de solteiro sobre a colcha, dobre uma extremidade curta e prenda com alfinetes. Repita o procedimento com a outra extremidade curta.

  3. Dobre a ponta mais longa da colcha sobre o alfinete de segurança e fixe-a no lugar, depois repita o procedimento com a outra extremidade longa. O resultado é o colchão embrulhado como um presente em uma colcha. O "embrulho" deve ser bem apertado no colchão da frente. Repita o procedimento com uma segunda colcha e colchão.

    Colocando-os juntos

  1. Coloque um conjunto de paletas encostadas em um canto da parede. De forma que elas fiquem apoiadas na parede e nas outras paletas. Coloque o segundo conjunto de paletas de modo que um lado comprido encoste ao longo da segunda parede e um lado curto se apoie no primeiro conjunto de paletas. Isso faz com que a base do sofá tenha uma forma de L.

  2. Anexe duas grandes dobradiças utilizando uma broca entre a junção dos dois conjuntos das paletas. Isso irá mantê-las juntas e impedirá que se separarem enquanto você estiver sentado no sofá.

  3. Coloque um colchão coberto em cada um dos conjuntos de paletas. O tamanho de um colchão de solteiro é geralmente de 96,5 cm x 1,9 m. O colchão vai se projetar para fora das paletas longitudinalmente por cerca de 5 cm, e as paletas vão se projetar transversalmente por cerca de 7,5 cm. Puxe os colchões para a frente de modo que eles fiquem com a frente virada para as paletas e coloque almofadas ao longo de todo o fundo do sofá para preencher o espaço entre o colchão e as paredes. Isso fará com que o segundo colchão projete-se para fora das paletas longitudinalmente 12,5 cm em vez de 5 cm.

  4. Empilhe tijolos de jardim sob a beirada do segundo colchão para apoiá-lo.

    Lados do sofá

  1. Tenha tábuas de pinho de 2,5 cm x 15 cm e corte seis comprimentos de 91 cm na serraria.

  2. Faça dois blocos de concreto no chão em cada extremidade do sofá. Os blocos devem ser cada um em um canto do colchão.

  3. Coloque uma placa 2,5 cm x 15 cm através dos blocos. Cubra com mais dois blocos de concreto e uma segunda placa. Repita com uma terceira camada de blocos e placas. A placa do topo serve como uma mesa ou apoio de braço, enquanto a primeira e a segunda placas são utilizadas como estantes.

O que você precisa

  • Quatro paletas de madeira
  • Lixadeira de palma
  • 80 - e 200- lixa de papel grossa
  • Spray de verniz claro
  • Seis dobradiças grandes
  • Broca
  • Duas colchas de cama "queen-size"
  • Alfinetes de segurança
  • Almofadas
  • Tijolos de jardim
  • Doze blocos de concreto
  • Seis tábuas de pinho, 2,5 cm x 15 cm x 91 cm
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article