×
Loading ...

Como construir um solenoide

Atualizado em 17 abril, 2017

Construa um solenoide básico que você pode usar para empurrar ou puxar uma vareta magnetizada, carregar um imã ou gerar eletricidade. O solenoide pode ser usado para magnetizar suas chaves de fenda, para segurar os parafusos. Ele pode ainda funcionar como um gerador. Qualquer que seja a tarefa, certifique-se de fazê-la com segurança.

Instruções

Um imã pode gerar energia elétrica (Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Cubra o rolo de papel higiênico com fita isolante.

    Loading...
  2. Corte um pedaço de 10 cm do fio de cobre e reserve, para que ele sobre do trabalho que você irá fazer. Pegue o restante do fio e enrole-o no rolo de papel higiênico, de forma que ele se sobreponha ao pedaço de 10 cm que estava sobrando. Use um pedaço de fita para prender o fio à ponta do tubo. Certifique-se que todas as voltas fiquem paralelas enquanto você enrola o fio.

  3. Não enrole o fio muito apertado, ou o tubo pode amassar. Faça as voltas até completar 300. Certifique-se que elas estão próximas umas das outras, de modo que fiquem bem rentes. Prenda a ponta do fio no lado oposto do pedaço de 10 cm que estava sobrando para fora do tubo. Deixe 10 cm desse fio indo além da fita também.

  4. Descasque as pontas dos dois fios. Faça isso raspando a camada da ponta, usando a tesoura, até que o cobre fique exposto. Isso irá facilitar lixar as pontas dos fios. Parafuse uma das pontas na entrada do dimmer. Descasque as pontas de um cabo extensor (enquanto está desligado da parede). Certifique-se que uma das entradas está presa a outra entrada do dimmer. Coloque outra entrada a partir do cabo até a outra ponta do dimmer. Solde todas as junções e cubra as superfícies condutoras expostas com fita isolante.

  5. Para carregar um imã, como a ponta da chave de fenda, coloque a ferramente dentro do tupo e ligue a energia, monitorando as mudanças de temperatura no tupo e no arame. Deixe a chave de fenda lá por 30 segundos (a não ser que o fio comece a esquentar). Ela estará magnetizada.

  6. Para usar o solenoide como gerador simples, use apenas a bobina (sem o dimer ou o cabo extensor) e prenda o gerado a um amperímetro, para medir a energia gerada enquanto você passa um imã forte de neodímio dentro do tubo.

Loading...

Aviso

  • Compre um termômetro infravermelho e use-o continuamente para monitorar o fio de cobre, observando o acúmulo de calor. Se o calor começar a acumular onde há energia elétrica (com mais de dois graus), corte a energia, já que ele irá se tornar uma potencial fonte de incêndio.
  • Não toque os fios elétricos nem deixe água próxima do aparelho. Desligue-o quando não estiver usando e mantenha-o seguro, já que o uso incorreto é perigoso. Não toque nenhum metal exposto ou objeto condutivo que tenha energia elétrica passando por ele. A eletricidade é muito perigosa, e carrega sempre um risco. Lembre-se que a energia que passa dentro de casa é suficiente para ameaçar a vida.

O que você precisa

  • Rolo de papel higiênico
  • Fio de cobre com 22 gauge
  • Tesouras
  • Lixa
  • Fita isolante
  • Imã de terra rara, ou Neodímio
  • Cabo extensor
  • Dimmer
  • Amperímetro

Recursos

Loading ...
Loading ...