Mais
×

Como construir um tabuleiro de xadrez

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um tabuleiro de xadrez de madeira pode custar caro. Por que não fazer um você mesmo? Tudo de que precisa são algumas ferramentas simples, habilidades básicas e um pouco de tempo e você pode fazer esse simples tabuleiro de xadrez artesanal, que se tornará uma relíquia de família.

Instruções

Fazer seu próprio tabuleiro de xadrez é fácil e barato (Visage/Stockbyte/Getty Images)
  1. Corte um pedaço plano de madeira na forma de um quadrado de 47 centímetros de cada lado. Para fazer um corte perfeito da primeira vez, meça cada lado com uma régua e desenhe uma linha com um lápis. Depois use uma serra de mesa ou serrote de mão para cortar.

  2. Lixe as bordas ásperas. Uma lixadeira dará acabamento mais liso, mas uma lixa comum pode funcionar bem para os que preferem lixar à mão.

  3. Use o lápis e uma régua para desenhar um quadrado dentro da peça de madeira que tenha 36 cm de cada lado. Isso lhe dará uma borda de 5,5 cm.

  4. Desenhe os quadrados do seu tabuleiro. A área de jogo terá 8 linhas e 8 colunas. Cada quadrado deve ter 4,5 cm de cada lado.

  5. Use tinta vitral marrom-escura ou preta para pintar um quadrado sim, outro não, seguindo o padrão de um tabuleiro de xadrez.

  6. Finalize polindo seu tabuleiro com óleo de tungue para mantê-lo brilhante e protegido.

Dicas

  • Em vez de pintar cada quadrado para criar o padrão do tabuleiro de xadrez, comece com dois tabuleiros de cores diferentes. Corte cada parte em tiras de 4,5 cm. Cole-as em um retângulo com cores alternadas. Corte-as em tiras de 4,5 cm na direção contrária, de modo que você tenha tiras de quadrados alternados. Organize-as em formato de tabuleiro de xadrez, apare as bordas e dê acabamento.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article