Como construir um tanque para gado

Escrito por martha adams | Traduzido por igor de o. peixoto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como construir um tanque para gado
Uma barragem de terra pode criar um tanque ou uma lagoa (dam on a farm image by craig steck from Fotolia.com)

Escavar um tanque grande de água é um projeto de engenharia considerável e requer o uso de equipamento capaz de mover e transportar terra, encarecendo o custo dos materiais. Contudo, é algo que pode evitar com que seu gado morra de sede. Dependendo do modo como construir, será capaz de manter peixes para pesca, seja para alimentação ou venda. Além disso, poderá ser uma boa alternativa para diversão, seja nadando, navegando com barcos ou apenas observando os animais.

Nível de dificuldade:
Desafiante

O que você precisa?

  • Escavadora
  • Trencher
  • Encanamento e mecanismos de controle
  • Cascalho
  • Plantas ou sementes
  • Estacas ou cercados de madeira

Lista completaMinimizar

Instruções

    Planejamento

  1. 1

    Analise seus objetivos. Pretende ter água para muito gado? Fornecê-la a um celeiro, jardim ou mesmo uma residência? Usará para navegar e nadar ou apenas enchê-lo de peixes? O objetivo influenciará na área da superfície e na profundidade.

  2. 2

    Decida qual será a fonte da água. Um tanque para gado precisa de um suprimento para manter o nível da água, sendo o meio mais comum as chuvas sazonais. Outras fontes poderiam ser um poço ou fonte em si.

  3. 3

    Escolha o local certo para seu tanque. Exclua os pontos próximos a terrenos de pasto, celeiros ou fossas, pois poderá contaminar a água. Os drenos de estradas também podem prejudicar, não só contaminando a água, mas sujando-a com poeira. Qualquer local que requeira um pequeno açude de mais de 6 m irá requerer custos mais elevados.

  4. 4

    Cerque a área do tanque e a área que servirá para acumular a terra, para fazer o açude.

  5. 5

    Avalie a qualidade do solo nessas áreas. Ele deve conter argila suficiente para formar um núcleo resistente de contenção de água. Teste apertando um pouco com o punho até formar uma bola firme. Se conseguir movê-la de mão em mão sem despedaçar, deverá servir. Teste em pontos variados da área, para se certificar.

    Limpeza da área

  1. 1

    Retire toda a vegetação rasteira da área do tanque e do açude. Pedaços de planta remanescentes poderiam apodrecer e deixar buracos que causam vazamento.

  2. 2

    Limpe a base da lagoa. Caso deseje criar peixes, seria bom deixar alguns pequenos arbustos e tocos de árvore, para que tenham um lugar para se esconder e procriar. Mas caso queria usar para nadar ou navegar, podem se tornar um risco em potencial.

  3. 3

    Remova pelo menos 30 cm do solo da superfície e junte em um canto, para usar para a cobertura do açude e estimular o reaparecimento da vegetação.

    Fazendo o açude

  1. 1

    Marque o local da represa e o desaguadouro.

  2. 2

    Cave uma trincheira ao longo do centro do açude em toda sua extensão e prolongue até o lado de cada elevação para nivelar com o desaguadouro. A trincheira deve ter pelo menos 2 m de largura e 1 m a 1,8 m de profundidade, continuando (mas não atravessando) pelo subsolo de argila.

  3. 3

    Monte qualquer sistema de encanamento necessário para trazer água para o tanque do gado. Se o suprimento for o poço, cave uma trincheira nos ângulos certos para o açude e estenda-a a partir da fonte até o ponto mais fundo do tanque. Inclua um mecanismo de controle para limitar ou interromper o fluxo de água no tanque.

  4. 4

    Monte o encanamento do centro para a parte mais baixa do tanque, a fim de que a drenagem seja rápida, quando necessário. Para tanques de 12 m quadrados, use canos de 15 cm a 20 cm; para tanques maiores, use de 20 cm a 24 cm. Inclua uma válvula de abertura do fluxo inferior para controle e um aparelho de erosão para o fluxo externo.

  5. 5

    Construa o açude, usando o solo do monte anterior ou de uma área separada. Se o conteúdo de argila variar, use o de máxima qualidade para o núcleo do açude, o segundo melhor para as beiradas da água e o pior para a parte de trás ou para as partes secas. Nivele a inclinação das margens de 3 para 1 e do lado seco de 2 para 1 (se for muito inclinado, irá erodir muito facilmente). Deixe que a distância entre a parte de cima do açude e a linha da água do tanque cheio (bordo livre) sejam de aproximadamente 1 m. A parte de cima deve ter largura de pelo menos 3,5 m para acesso e manutenção e eleve um pouco mais ao centro, para permitir que o solo estabilize.

    Desaguadouro

  1. 1

    Nivele um desaguadouro natural na parte mais baixa do tanque como válvula de segurança. Isso permitirá que o excesso de água escape naturalmente.

  2. 2

    Deixe o nivelamento perfeito, para evitar a erosão, e nivele uma inclinação suave abaixo do nível da superfície para melhor distribuir o transbordo. Complete esta etapa após a construção, com cascalho e/ou as plantas apropriadas.

  3. 3

    Se um desaguadouro não for factível, construa um de encanamentos com uma placa de concreto ou qualquer outro mecanismo de controle da erosão na ponta.

    Bancos marginais

  1. 1

    Nivele todos os bancos marginais de 2 para 1 por 1,2m abaixo do bordo livre para diminuir os problemas de água rasa, como o crescimento de plantas acima e abaixo da superfície.

  2. 2

    Nivele todos os bancos de areia suavemente.

  3. 3

    Coloque uma cobertura vegetal apropriada para reduzir a erosão e a lama.

Dicas & Advertências

  • Consulte o órgão governamental apropriado da sua região durante todo o processo.
  • Instale o encanamento abaixo no nível de geada para permitir o fluxo livre de água.
  • Construir um tanque grande para gado não é um trabalho para amadores. Erros cometidos durante a construção podem persegui-lo por anos à frente e custar mais do que contratar um profissional para fazê-lo em primeiro lugar. Responsabilidade por danos ambientais constitui uma obrigação legal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível