Mais
×

Como construir um transformador elétrico simples para a escola

Atualizada February 21, 2017

Um transformador é um dispositivo elétrico que pode ser utilizado para uma de duas funções. A primeira função de um transformador é isolar um lado de um circuito de energia elétrica de corrente contínua. Já que um transformador funciona através da conversão de energia elétrica em um campo eletromagnético dinâmico, apenas a corrente alternada passa através de um transformador. Este também pode ser utilizado para alterar a voltagem de um sinal de entrada de corrente alternada. Se o número de enrolamentos (também conhecido como "espiras de fio") em torno de um núcleo do transformador for maior em um lado do transformador do que no outro, a tensão aumentará ou diminuirá de acordo com a proporção de espiras de fio. Muitos transformadores usam um núcleo de ferro ou níquel. Um transformador simples pode ser construído usando o fio elétrico isolado enrolado em torno de um núcleo comum.

Instruções

Os transformadores trabalham através da condução de um campo eletromagnético variável ao longo do núcleo do transformador (transformateur électrique image by Lounatiq from Fotolia.com)
  1. Use o alicate para cortar o fio no meio do caminho entre as suas duas extremidades. Tire 2 cm das extremidades de ambos os segmentos do fio.

  2. Enrole o primeiro segmento do fio em volta do topo da haste, deixando cerca de cinco centímetros de folga em cada extremidade do segmento do fio. Pinte o material de isolamento nas extremidades deste segmento com o marcador.

  3. Enrole o primeiro segmento do fio em volta do topo da haste, deixando cerca de cinco centímetros de folga em cada extremidade do segmento do fio.

  4. Para utilizar este transformador de isolamento, conecte a fonte de energia de corrente alternada aos fios condutores coloridos, que servem como o primário do transformador. Ligue o dispositivo de saída aos outros fios condutores (o secundário do transformador).

Coisas Necessárias

  • Fio elétrico isolado (30 cm de comprimento)
  • Alicate
  • Haste de ferro (como um pequeno pedaço de vergalhões de construção)
  • Marcador permanente
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article