×
Loading ...

Como construir um tripé para telescópio

Atualizado em 19 julho, 2017

Telescópios oferecem uma maneira diferente de olhar para objetos como planetas e estrelas. Um dos aspectos mais importantes de um telescópio é a montagem. Uma montagem instável faz com que a imagem trema, fazendo a observação detalhada impossível. Um tripé estável elimina esse problema. Tripés para telescópios podem ser comprados, mas o custo frequentemente é alto. Com algumas ferramentas simples e materiais de construção, você pode construir um tripé, economizando o alto custo da compra de um produto fabricado.

Instruções

A montagem do telescópio é a chave para uma imagem estável (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Determine a altura do tripé. O tripé é a estrutura que sustenta o telescópio sobre o chão. Para determinar a altura correta, eleve o telescópio para um nível que permita o acesso fácil ao visor e forneça uma visão desobstruída de objetos ao longo do horizonte, então meça a altura com uma trena.

    Loading...
  2. Corte a base. A base do tripé precisa ser grande o suficiente para impedir que o telescópio e o tripé caiam. Para a maioria dos tripés, uma base quadrada de 80 cm é suficiente. Use uma serra circular para cortar um quadrado de 80 cm a partir da madeira compensada com 2 cm de largura para a base e um quadrado de 30 cm para a parte de cima do tripé.

    Use uma serra circular para cortar a madeira compensada (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  3. Corte o cano de PVC no comprimento. De uma extremidade do tubo de PVC, meça a altura desejada e marque o tubo de acordo. Repita este processo em torno da circunferência do cano até que haja uma série de marcas com cerca d 2 cm de distância uma da outra. Esta é a guia de corte. Corte o cano com uma serra manual para o comprimento desejado, usando as marcas como guia de corte.

  4. Coloque as flanges no cano. Aplique cimento para PVC no interior da flange e no fundo de 2 cm do exterior do cano. Coloque a extremidade do cano cimentado na flange. Repita este processo para a parte superior do cano. Deixo-se secar durante duas horas.

  5. Monte a base. Cubra o fundo de uma flange com a cola epóxi. Centralize a superfície com cola na base da madeira compensada. Use parafusos para segurar a flange no lugar, apertando os parafusos com uma chave de fenda.

    Use uma cola epóxi para madeira e PVC (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  6. Encha o cano com areia. Despeje areia na abertura do cano, até que esteja nivelada com a parte superior dele.

Loading...

O que você precisa

  • Trena
  • 2 cm de madeira compensada
  • Serra circular
  • Cano de PVC de 15 cm
  • Serrote
  • 2 flanges para cano de 15 cm
  • Cimento para PVC
  • Cola epóxi
  • Parafusos para madeira de 4 cm
  • Chave de fenda
  • Saco de 40 quilos de areia

Referências

Loading ...
Loading ...