×
Loading ...

Como construir um veleiro com palitos de picolé

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O gelo está derretendo, o verão está se aproximando rapidamente e é hora de dar um passeio de barco na água. Claro, nem todo mundo tem os meios para comprar um veleiro de luxo. No entanto, isso não significa que os esportes aquáticos de verão precisem ser chatos. Em vez de esvaziar sua carteira adquirindo um barco caro, passe algum tempo de qualidade com seus filhos, ajudando-os criar um veleiro com palitos de picolé. O artesanato é uma experiência de aprendizagem. Ensine a seus filhos o vocabulário de um veleiro; aponte convés, mastro, lança e bolina. Use a palavra "perpendicular" para descrever ângulos retos e ensine as crianças a medir frações. Uma vez que a parte técnica for ensinada, é hora de velejar.

Instruções

Em vez de comprar um verdadeiro veleiro, crie um com palitos de picolé para uma diversão educativa orientada para a família (sailboat image by pearlguy from Fotolia.com)
  1. Coloque 6 palitos de picolé na vertical ao lado uns dos outros para que suas laterais fiquem encostadas. Esse será o convés. Desenhe duas linhas diagonais, de modo que suas extremidades frontais formem um ponto. Use a régua para fazer as linhas retas. Corte ao longo das linhas com um alicate, em seguida, lixe as bordas dos palitos de modo que fiquem lisas.

    Loading...
  2. Meça a largura da plataforma. Corte 2 palitos de picolé para coordenar a medição e lixe suas bordas. Cole um palito na extremidade do convés para que suas peças fiquem presas. Em seguida, cole o segundo palito sobre o convés direito antes do início do corte em diagonal.

  3. Corte a extremidade arredondada de um outro palito de picolé. Faça o corte mais reto possível. Depois, lixe as bordas. Esse será o mastro.

  4. Passe uma grande porção de cola no centro do convés e empurre imediatamente a extremidade do mastro sobre ela, segurando no lugar durante cerca de 30 segundos. Use o transferidor para determinar se o mastro está em ângulo reto (90 °) em relação ao convés.

  5. Meça a distância entre o início do mastro e a extremidade traseira do barco. Corte um palito de picolé desse tamanho e lixe a borda. Essa será a lança. Corte um pedaço de palito com 2,5 cm e cole-o na extremidade da lança; do outro lado. cole um com 1,25 cm na parte inferior do mastro. A extremidade da lança deverá encostar no mastro. Isso vai permitir que a lança rode para trás e para a frente.

  6. Trace a forma da lança e do mastro em uma sacola plástica. Desenhe uma forma triangular sobre o saco de modo que uma ponta do triângulo toque o topo do mastro, a outra ponta toque a extremidade externa da lança e a outra toque onde a lança e mastro se encontram. Corte o triângulo e cole-o no mastro e na lança.

  7. Corte um palito de picolé com cerca de 5 cm de comprimento e lixe a borda. Coloque uma grande massa de cola na parte inferior do convés diretamente por baixo do mastro. Imediatamente, empurre a extremidade plana do palito na cola e segure por cerca de 30 segundos. Essa será a bolina que impedirá que o barco caia na água.

  8. Pinte os palitos de picolé usando as cores desejadas. Deixe a tinta secar; em seguida, pulverize todo o barco com um selador acrílico à prova d'água. Deixe secar antes de colocá-lo na água.

Loading...

O que você precisa

  • Palitos de picolé
  • Régua
  • Alicate
  • Lixa
  • Pistola de cola quente
  • Transferidor
  • Limpador de cachimbo
  • Saco de plástico
  • Tesoura
  • Tinta acrílica
  • Pincel
  • Selador acrílico

Referências

Loading ...
Loading ...