Mais
×

Como construir um violoncelo

Atualizado em 19 julho, 2017

Construir um instrumento orquestral complexo requer muita prática. Luthiers habilidosos aprendem suas técnicas com anos de estudo, praticando por longas horas, para saber como construir violinos, violoncelos e outros instrumentos similares de cordas. O processo pode levar semanas, mas é resolvido em alguns poucos passos essenciais.

Instruções

Um violoncelo e um arco (http://www.dsokids.com/2001/dso.asp?PageID=218)
  1. Esculpa a voluta e o braço a partir de uma única peça de madeira. Lixe e alise. Faça os buracos dos pinos para as cordas.

  2. Dobre e cole as partes do filete (geralmente seis tiras finas) ao redor da fôrma. Encaixe e cole os pedaços de revestimento que vão dentro do filete.

  3. Corte as partes do fundo e da frente cada uma de uma peça diferente de madeira, usando o conjunto do filete como uma fôrma. Escave o interior adicionando uma barra de baixos e os buracos em "f" na parte frontal.

  4. Após ter certeza de que está tudo no lugar correto, cole o filete na peça do fundo. Remova a fôrma após a secagem e junte a parte da frente.

  5. Esculpa o encaixe, que deve ser medido com cuidado, para garantir um ajuste adequado e para anexar a peça do filete. Deslize e cole o filete no lugar.

  6. Passe verniz no corpo e no filete do violoncelo. Prenda cuidadosamente os acessórios (a pestana, o talão do arco, o espigão -- geralmente esculpido em ébano -- a alma e o cavalete) antes de colocar as cordas no violoncelo.

Dicas

  • Construir um instrumento musical como esse é um projeto demorado, que requer muito tempo de um luthier.
  • Antes de o violoncelo estar completamente finalizado, ele precisará ser afinado por um músico profissional.

Aviso

  • Carpintaria simples ou habilidades para trabalhar com madeira (ou mesmo grandes habilidades de carpintaria) não é o mesmo que ser um luthier habilidoso. Se você não conhecer alguém experiente para mostrar o que fazer, tentar construir um violoncelo sozinho será um desperdício de tempo e dinheiro.

O que você precisa

  • Bordo, abeto ou madeira de pinho para corpo e braço
  • Ébano para o espigão
  • Tripa, metal ou sintéticos para as cordas
  • Cola transparente
  • Serra, grosa e outras ferramentas para trabalhar com madeira
  • Fôrma para a montagem do reforço
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article