Mais
×

Como construir um viveiro de trutas

Atualizado em 17 abril, 2017

As fazendas de trutas são constituídas por uma ou várias lagoas com espécies para consumo próprio ou venda. Este tipo de criação é também conhecida como aquicultura. Para esta atividade, é necessário um investimento em terra, água e manutenção para manter um ambiente saudável. As trutas podem ser colocadas nos tanques em qualquer fase de desenvolvimento.

Instruções

Os produtores podem criar trutas em tanques de construção própria (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Escolha o local onde deseja começar sua produção. Procure lugares onde não há riscos de inundação. Pegue um puco de terra e aperte em sua mão. Jogue a bola de terra que se formou para cima e a agarre novamente. Retire todas as partes onde o solo se desfizer facilmente.

  2. Faça pequenos buracos até a altura de sua cintura em cada uma das áreas que escolheu. Encha-os com água e deixe descansar por 12 horas. Após este período, complete os buracos com água e cubra-os com tábuas ou folhas. Deixe a água descansar durante a noite. Descarte os buracos que ficaram sem a maior parte da água.

  3. Meça uma área de 26 por 26 m. Marque esta área com estacas de madeira e cordas. Com uma retroescavadeira, remova todas as árvores, arbustos, gramas e tocos da área demarcada. Remova 20 cm de terra do local e guarde-a para ser usada posteriormente.

  4. Meça uma área de 20 por 20 m no interior da primeira marcação. Faça as marcações com estacas e cordas.

  5. Meça uma área de 17 por 18 m no interior da segunda marcação. Efetue as marcações com estacas e cordas. Esta será a área central.

  6. Efetue a escavação na área central com uma pá ou retroescavadeira. Deixe a parte mais alta com 60 cm de profundidade. Aumente gradualmente a profundidade, deixando o ponto mais profundo com 90 cm. Coloque a terra escavada entre as áreas da primeira e segunda marcação. Arrume as pilhas com a ajuda de uma pá até que atinjam o nível dos joelhos.

  7. Utilize uma pá ou a retroescavadeira nas bordas criadas no passo 4, fazendo com elas fiquem em forma de rampa para a parte inferior da área central. Espalhe a terra que foi guardada no passo 3 ao longo da borda da primeira marcação. Espalhe sementes de grama e regue bem para garantir o crescimento.

  8. Cave uma valeta no fundo do tanque com 50 cm de largura por 20 cm de profundidade para fazer a drenagem.

  9. Cubra o fundo do tanque com uma camada de cascalho de aproximadamente 5 cm de espessura. Espalhe-o uniformemente.

  10. Encha o tanque utilizando uma mangueira ou tubos de plástico.

  11. Adicione 102 Kg de estrume de vaca na água do tanque uma vez por semana. Espere até que a água fique verde. Coloque o seu braço na água até o nível do cotovelo. A água estará pronta quando você não conseguir enxergar as pontas de seus dedos.

  12. Coloque as trutas conforme desejado.

Dicas

  • O formato do tanque pode variar, desde que a área atinja 300 metros quadrados ou mais.

O que você precisa

  • Trena
  • Estacas de madeira
  • Corda
  • Retroescavadeira
  • Sementes de gramas
  • Cascalho
  • Mangueira ou tubos de plástico
  • Estrume de vaca
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article