Como construir um xilofone

Escrito por christopher m. stelly | Traduzido por gabriel medinat
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como construir um xilofone
Pode não parecer, mas xilofones são da mesma família instrumental dos tambores (Visage/Stockbyte/Getty Images)

O xilofone é um membro da família dos instrumentos idiofônicos de percussão que inclui vários instrumentos. A marimba, vibrafone e glockenspiel também fazem parte dessa família, e todos eles são comumente referidos pela maioria dos leigos como xilofones. Instrumentos profissionais como esses podem custar milhares de reais. Um xilofone caseiro economiza dinheiro e pode fornecer um instrumento de grande prática para o aluno ou para qualquer pessoa interessada em percussão idiofônica.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Madeira
  • Suportes
  • Cordão
  • Trena
  • Serra manual ou de mesa
  • Lixadeira elétrica
  • Cinzel
  • Sintonizador
  • Marreta

Lista completaMinimizar

Instruções

    Fazendo um xilofone

  1. 1

    Selecione o tipo de madeira para fazer o xilofone, ou marimba. Um xilofone pode ser feito a partir de várias madeiras que ressoam bem, e muitas no passado eram feitas de jacarandá, proporcionando um excelente tom. Infelizmente, espécies de jacarandá são agora um pouco escassas e caras, se for possível encontrá-las, de modo que o substituto mais comum tornou-se uma madeira chamada Padauk, que é bela, proporciona um som excelente e pode ser facilmente encontrada com revendedores por um preço razoável.

  2. 2

    Corte a forma básica das barras de ressonância. Um xilofone caseiro pode ser de qualquer tamanho e pode conter muitas ou poucas notas, como você preferir. Depois de ter decidido o quão grande será o seu instrumento, inicie com a nota menor ou maior. Geralmente, quanto maior for a barra, mais baixa será a nota. Para começar com a nota "dó", tente um barra que tenha 35 centímetros de comprimento, 5 cm de largura e 2,5 cm de espessura. Para fazer uma barra de uma nota mais alta, corte um pedaço de cerca de 1,25 cm mais curto, e para fazer uma barra de uma nota inferior, corte 1,25 cm maior. Esse método não irá fornecer um instrumento com extrema precisão como os feitos em fábricas, mas é um método fácil para um hobby, e se aproxima muito de um original. O verdadeiro trabalho começa com o processo de ajuste.

    Como construir um xilofone
    Barra de um xilofone
  3. 3

    Sintonize o dó da barra vazia em "dó". Cada barra terá dois nós principais, que são pontos que não vibram muito. Esses pontos serão sempre de 2/9 do comprimento da barra a partir das extremidades. Isso significa que na barra de 35 cm haverá um nó de cerca de 7 centímetros de cada extremidade. Ao segurar a barra nesse nó, você pode tocá-la com um martelo de borracha ou de pano e ouvir a nota em que ele está sintonizado. Use um sintonizador para verificar o tom dessa nota conforme continua a afinar. Para alterar a afinação da barra, será necessário remover bastante madeira da forma do arco na parte inferior da barra. A maneira mais fácil de fazer isso em casa é usando a curva natural de uma serra manual ou serra de mesa para cortar uma parte da barra. Usando uma serra de mesa, você pode colocar uma lâmina no meio da barra que seja baixa o suficiente para que não penetre a madeira. Pelo fato de a barra ser de 5 cm de largura e lâmina da serra ser muito mais fina, será necessário fazer isso várias vezes conforme a barra é movida do outro lado da lâmina. Usando uma serra manual, você pode segurar a barrar de cabeça para baixo e usar o mesmo processo no sentido inverso. Ambos os métodos requerem extrema cautela, pois as ferramentas de corte rotacional podem ser perigosas, e isso não deve ser feito por alguém que não tenha experiência com serras potentes. Um cinzel também pode ser usado para remover a madeira do arco no meio da barra e trata-se de uma forma menos perigosa usada para moldá-la. Deve-se sempre ter cuidado quando se trabalha com ferramentas afiadas. O arco do meio deve ter de cerca de 1/3 do comprimento da barra, com uma profundidade de cerca de metade da espessura da barra. Na barra de 35 cm, o arco teria cerca de 11 cm de comprimento e 1,25 cm de profundidade. O tamanho do arco em cada barra será diferente, e o processo de sintonia deve continuar após o corte principal. Primeiramente corte menos do que se precisa. É mais fácil tirar mais madeira do que colocar madeira novamente.

    Como construir um xilofone
    Arco sob a barra do xilofone
  4. 4

    Verifique a afinação da barra continuamente, mantendo os nós e tocando na barra. Ao remover mais, o tom fica menor e mais perto da nota alvo. Para afinar a barra, use uma lixadeira elétrica para remover a madeira um pouco mais lentamente do lado de baixo da barra. Basta lixar o arco abaixo para continuar a baixar o tom, mas para realmente afinar a barra, você terá que ajustar duas zonas do arco de forma independente. Na curva do arco, a zona bem no meio é o que influencia o tom fundamental da barra. Remover a madeira aqui baixará o som primordial que será ouvido rapidamente, mas você também pode ouvir algumas distorções no som causadas por harmônicos concorrentes. Para sintonizar esses harmônicos, segure a barra no centro (onde está localizado o nó diferente) e bata-a para ouvir o som. Essa nota deve ser ajustada na mesma altura que o tom fundamental que você ouve quando mantém os nós finais. Para fazer isso, você precisa remover madeira do lado de fora do arco. Conforme continua esse processo, mantenha a verificação do tom fundamental e harmônico com um sintonizador para mantê-los o mais próximo possível, enquanto baixa o som geral da barra para o tom desejado. Se você remover muita madeira e o tom da barra for menor do que gosta, aumente um pouco o tom usando a lixadeira para remover a madeira da parte inferior das extremidades da barra. O tom não pode ser elevado tão facilmente quanto ele pode ser baixado, então mantenha a sua verificação frequentemente enquanto diminui. Repita o processo para todas a barras adicionais de diferentes comprimentos.

  5. 5

    Fure a frente através da largura das barras no nó (2/9 do comprimento das extremidades) para montar as barras do xilofone. Utilize um cordão de percorrer esse buraco e alinhe todas as barras juntas dessa maneira. Depois de ter todas as barras definidas dessa forma, você pode criar uma estrutura para apoiá-las mais facilmente. Para o quadro, qualquer material pode ser utilizado, mas pinho funciona bem. Coloque os pedaços da estrutura de madeira que suporta as barras diretamente sobre os nós para encontrar o ângulo correto das peças. O quadro vai se tornando menor conforme as notas se tornam maiores, e as barras terminadas até essa etapa permitirão que você saiba exatamente como ajustar o quadro para elas. Com os apoios estabelecidos seguindo os nós, fixe-os em ambas as extremidades com placas adicionais para terminar o quadro. Finalmente, você vai precisar de suportes para suspender as barras enfileiradas sobre o quadro. Suportes de metal em "L" são fáceis de se encontrar em uma loja de ferragem e fáceis também de instalar. Com os suportes no lugar, passe o cabo através deles e barras, e o xilofone agora pode ser tocado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível