×
Loading ...

Como consumir ração humana

A ração humana nada mais é do que uma mistura de cereais que atua como suplemento alimentar. Basicamente, trata-se de um mix de sementes de linhaça, farelo de trigo, aveia e quinua. Mas outros ingredientes podem ser utilizados. Rica em vitaminas, proteínas e fibras, a ração humana é utilizada para regular o bom funcionamento do intestino. Nos últimos anos, a mistura vem sendo utilizada para quem deseja emagrecer, já que o excesso de fibras atua na inibição do apetite. Embora tenha se popularizado, o termo ração humana foi banido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em 2011, para que não fosse confundido com ração animal. O correto agora é usar a palavra complemento alimentar, embora todos ainda a conheçam como ração humana.

Instruções

A ração humana pode ser utilizada de diversas formas na dieta do dia a dia (Eising/Photodisc/Getty Images)

    Receita

  1. Para preparar a ração humana em casa, basta colocar em um pote as fibras de trigo, o quinua, a linhaça e a aveia em flocos.

    Loading...
  2. Com uma colher, misture muito bem.

  3. Armazene em um pote fechado com tampa resistente e coloque na geladeira.

    Formas de usar

  1. É possível aproveitar bem os nutrientes da ração humana, ao consumi-la junto com alimentos saudáveis, como saladas. Para isso, acrescente uma colher (de sopa) do mix sobre a salada. Misture e tempere bem.

  2. A ração humana funciona bem ao ser consumida junto com iogurtes. Basta adicionar uma colher (de sopa) dos cereais no iogurte de sua preferência.

  3. Sucos também podem ser consumidos com a ração humana. Sucos naturais ou de polpa congelada podem ser preparados juntos com uma colher de sopa de ração humana, antes de bater no liquidificador.

  4. A ração humana pode ser apreciada junto com bolos. O mix de cereais pode ser acrescentado durante a preparação do bolo ou depois que a receita estiver pronta.

  5. Prepare sua vitamina de frutas com uma pitada de ração humana. Adicione uma banana pequena, um copo de leite, meio mamão papaia cortado e uma maçã picada. Se preferir, acrescente gelo e açúcar (ou adoçante) a gosto. Bata tudo no liquidificador, até atingir a consistência desejada.

  6. Todos esses usos da ração humana em uma dieta balanceada serão de fato eficientes apenas quando acompanhados de grande consumo de água. Isso porque água é responsável por hidratar e deixar as fibras mais macias, o que facilita a digestão. Quando não associado ao consumo regular de água, a ração humana pode atrapalhar o funcionamento do corpo, provocando irritação na mucosa intestinal.

Loading...

Dicas

  • Outros cereais podem ser adicionados à ração humana, como gergelim, levedo de cerveja e guaraná em pó.
  • A quantidade diária de consumo de ração humana recomendada é de 2 colheres (sopa).

Aviso

  • É preciso ficar atento para o consumo em excesso da ração humana. A ingestão descontrolada de fibras pode causar distensão abdominal e gases. Pessoas com doenças crônicas em geral, diabetes e hipertensão devem procurar orientação médica, antes de consumir a mistura.

O que você precisa

  • 200 g de fibra de trigo
  • 150 g de quinua
  • 125 g de sementes de linhaça marrom
  • 100 g de aveia em flocos

Referências

Loading ...
Loading ...