O consumo de álcool durante o tratamento com Metotrexato

Escrito por megan smith | Traduzido por samantha g. silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O Metotrexato é uma droga antifolato usada no tratamento de doenças autoimunes e de câncer. Essa droga age inibindo o metabolismo do ácido fólico. O Metotrexato pode ser utilizado no tratamento de diversas enfermidades, tais como: doença de Chron, espondilite anquilosante, psoríase, artrite psoriática, esclerodermia e artrite reumatoide. O Metotrexato pode ser administrado via oral ou injetável. Os efeitos colaterais incluem náusea, vômito, risco aumentado de esquimose e, em casos raros, hepatite.

Outras pessoas estão lendo

História

O Dr. Sydney Farber (EUA) introduziu o uso de Metotrexato enquanto testava os efeitos do ácido fólico em crianças com leucemia. Nos anos 40, o Dr. Farber escreveu um artigo ilustrando os efeitos positivos do Metotrexato em seus pacientes leucêmicos. Em 1953, o Metotrexato foi aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration) - órgão americano regulador de alimentos e medicamentos - como droga oncológica. Atualmente, o Metotrexato é o medicamento mais utizado no tratamento de artrite e outras doenças autoimunes.

Considerações

Mulheres grávidas ou que estejam amamentando não devem tomar o Metotrexato. Em alguns casos, o Metotrexato é administrado juntamente com a droga Misoprostol para interromper gravidezes ectópicas. Portanto, seria muito perigoso para uma mulher grávida (ou com suspeita de gravidez) iniciar um tratamento com esse medicamento. De acordo com o FDA, o Metotrexato faz parte da categoria X de risco na gravidez, que diz "Estudos em animais e pessoas demonstraram anormalidades no feto e/ou evidência positiva de risco ao feto humano, com base nas pesquisas sobre reações adversas, e os riscos envolvidos no uso da droga superam os possíveis benefícios."

Efeitos

Você não deve ingerir álcool durante o tratamento com Metotrexato. A bula do medicamento especifica que o consumo de álcool não é recomendado ou tolerável. Alguns médicos acreditam que o uso do Metotrexato em conjunção com bebidas alcoólicas, principalmente em uso regular, é extremamente perigoso e pode causar dano ao fígado e cirrose. De acordo com o Dr. Supren R. Patel (EUA), no artigo "A Family Physician's Guide to Monitoring Methotrexate", até mesmo um nível "seguro" de álcool não é recomendado, uma vez que não há estudos que definam o quanto de álcool representa uma quantidade segura. Dr. Patel afirma que a abstinência de álcool durante o tratamento com Metotrexato é o único caminho para assegurar um estilo de vida saudável.

Teorias e especulações

Em diversas redes sociais na área da saúde, incluindo o forúm no site americano "Steady Health", usuários regulares do Metotrexato relatam o consumo aleatório de algumas taças de vinho ou cerveja sem más consequências. No entanto, esses relatos não são oficiais e baseiam-se na experiência de apenas alguns indivíduos, sem que informações sobre a conjunção da droga com bebidas alcoólicas a longo prazo sejam levadas em consideração.

Aviso

O consumo de álcool durante o tratamento com Metotrexato aumenta o risco de dano ao fígado e cirrose. Ainda que alguns pacientes não tenham problemas com a ingestão de alguns drinks uma vez ou outra, não é seguro presumir que seu organismo reagirá da mesma forma. Se você estiver sentindo algum efeito colateral incomum (sob consumo ou não de álcool), procure seu médico imediatamente. Seja sempre honesto com seu médico sobre o uso de bebidas alcoólicas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível