Consumo de combustível de um Boeing 747

Escrito por michael logan | Traduzido por thiago andre scarani
Consumo de combustível de um Boeing 747

Uma das maiores despesas operacionais de um jato de grande porte é o combustível

Kim Steele/Photodisc/Getty Images

O consumo de combustível é um dos maiores custos operacionais de um avião de grande porte, o que faz que esta seja uma das maiores preocupações da indústria da aviação. O peso do combustível ao início do voo aumenta o consumo, pois o avião precisará consumir mais combustível para decolar e alcançar velocidade e altitude de cruzeiro. O consumo também varia de acordo com a altitude, pois os motores são mais eficientes em altitudes maiores e, como tal, consomem mais combustível em altitudes menores, para gerar a mesma potência.

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Características do combustível para jatos

O combustível padrão para aviões a jato, tanto comerciais quanto privados, é a base de querosene. No Brasil, o combustível padrão usado nessas aeronaves é o Jet A-1, que é mais leve que a água, de cor transparente ou amarelada. Nos Estados Unidos, o combustível padrão é o Jet A, que é levemente diferente, mas, de forma geral, é intercambiável. O Jet A congela a -40º C, enquanto o Jet A-1 congela a -47º C. Os jatos militares usam um tipo de combustível denominado JP e existem vários tipos deste, de acordo com a aeronave.

Considerações de voo

A quantidade de combustível que é abastecida é cuidadosamente calculada, pois deve-se ter combustível para taxiar até a pista, decolar, subir até a altitude de cruzeiro, para o voo, para descer, pousar e taxiar até o portão. Além disso, ainda é preciso abastecer uma quantidade extra, para que o avião possa desviar para um aeroporto alternativo, caso seja necessário. Não se deve simplesmente encher os tanques, pois o combustível extra aumentaria o consumo.

Características de combustível do Boeing 747

Existem quatro modelos básicos de Boeing 747, denominados 747-100, 747-200, 747-300 e 747-400. Cada um desses modelos usa quatro motores, que consomem combustível Jet A-1 ou Jet-A. O 747-100 carrega até 183.384 litros de combustível, o 200 e o 300 carregam até 198.393 litros e o 400 carrega até 216.847 litros. O alcance máximo, de acordo com a Boeing, é de, respectivamente, 6.100, 7.900, 7.700 e 7.260 milhas náuticas. A capacidade de combustível é calculada em litros, mas o consumo e planejamento de combustível é todo medido em quilogramas. Tanto o Jet A quanto o Jet-A1 pesam cerca de 813 g por litro.

Abastecendo um 747

De modo geral, considera-se cerca de 990 kg de combustível para que um 747-200 ou 300 taxie até a pista e decole. Um avião em carga máxima usará cerca de 14.850 kg de combustível para subir e alcançar a altitude de cruzeiro e, durante a primeira metade da viagem, consumirá cerca de 12.600 kg de combustível por hora. Na medida que queima combustível, vai ficando mais leve, e ao final da viagem o consumo cai para cerca de 9.450 kg por hora. A descida e o pouso são as etapas que consomem menos combustível, cerca de 2.700 kg. Por estar mais leve, consumirá cerca de 450 kg de combustível para taxiar até o portão, menos da metade do usado antes da decolagem. O avião deve carregar ainda uma reserva, caso seja preciso alternar, que pode variar entre 11.250 kg e 18.000 kg.

Consumo de combustível

O consumo de combustível é afetado por uma série de fatores. Ao nível do mar, o ar mais denso afeta negativamente o consumo dos motores a jato e, a qualquer velocidade, consumirão mais combustível do que se estivessem em altitudes maiores. A fila de decolagem, caso haja, também desperdiçará combustível. Proporcionalmente, o maior consumo se dá durante a decolagem, pois os motores são acionados em potência máxima e carregam a maior carga de toda a viagem. Após alcançar a altitude de cruzeiro, a potência dos motores é reduzida e o consumo também. Conforme o voo progride, o avião vai perdendo peso e o consumo também vai diminuindo. A descida e a aproximação consomem muito pouco combustível, pois os motores são reduzidos quase ao mínimo, enquanto o avião vai descendo e perdendo velocidade.

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