Consumo de tamarindo durante a gravidez

Escrito por sara ipatenco | Traduzido por ana carolina fernandes
Consumo de tamarindo durante a gravidez
O tamarindo contém pequenas quantidades de vitaminas A e C (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Originário da Ásia e norte da África, o tamarindo é uma fruta que cresce em vagens, que contêm sementes e polpa azeda. É usado para dar um sabor amargo a algumas receitas asiáticas e africanas. A fruta também tem sido usada para fins medicinais, como para o tratamento de resfriados, constipação e náuseas durante a gravidez, de acordo com Charmaine D'Souza, autora de "Kitchen Clinic: Good Health Always With Charmaine". O fruto é seguro durante a gravidez, contanto que seja consumido em quantidades moderadas. Naturalmente, deve-se sempre perguntar ao seu médico antes de adicionar novos alimentos à sua dieta na gestação.

Vitaminas e minerais

Uma xícara de polpa de tamarindo contém 3,36 miligramas de ferro, que é 12% dos 27 miligramas de ferro que mulheres grávidas precisam como parte de sua dieta diária. O ferro é essencial, pois ajuda a suportar o seu maior volume de sangue, mas também pode diminuir suas chances de parto prematuro e de risco do seu bebê nascer com baixo peso, de acordo com a American Pregnancy Association. Essa mesma quantidade de tamarindo também fornece 2,3 miligramas de niacina, que constitui 13% dos 18 miligramas necessários todos os dias durante a gravidez. A niacina promove o desenvolvimento normal da pele, nervos e sistema digestivo. O tamarindo fornece pequenas quantidades de vitaminas A, C e K, também.

Rico em fibra

O tamarindo é uma fonte de fibras alimentares impressionante, com 6,1 g por xícara. Isso é 22% dos 28 gramas de fibras mínimos que devem estar em sua dieta diária, de acordo com o site da Similac. Comer uma dieta rica em fibras é uma maneira de prevenir a constipação, uma queixa comum da gravidez. Comer bastante fibras também pode ajudar a não ganhar muito peso. A fibra proporciona saciedade, o que pode ajudar a impedi-la de comer mais do que o necessário para manter-se saudável e promover o desenvolvimento fetal normal.

O tratamento de enjoos matinais

O tamarindo tem sido muito utilizado para ajudar a aliviar os sintomas de enjoos matinais, escreve D'Souza. Os compostos de tamarindo podem trazer efeitos positivos para o seu estômago, o que pode ajudar a aliviar algumas das náuseas e vômitos que a maioria das grávidas experimenta durante o primeiro trimestre ou mais de gestação. Dr. HK Bakhru, autor de "Indian Spices and Condiments as Natural Healers", observa que chupar um pedaço de tamarindo polvilhado com sal e pimenta pode ser um tratamento eficaz para enjoos matinais. Sempre pergunte ao seu médico antes de usar o tamarindo como um tratamento, no entanto, para garantir que ele seja apropriado para você.

Incluindo o tamarindo em uma dieta saudável durante a gravidez

Se o seu médico lhe der o aval para comer tamarindo, procure por ele em mercados e empórios gourmet. O fruto é mais difícil de encontrar na forma fresca na maioria dos supermercados, apesar de que algumas grandes redes podem conter tamarindo ou polpa engarrafada congelada. Além de chupar tamarindo fresco, considere usar o fruto para fazer sorvetes caseiros, molhos para saladas e bebidas, como uma limonada fresca.