O que é a contabilidade operacional?

Escrito por kathy adams mcintosh | Traduzido por tradutor em demand media studios
O que é a contabilidade operacional?
A contabilidade operacional incide sobre os aspectos financeiros da gestão corporativa (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

O campo contábil engloba uma variedade de especialidades, que incluem a contabilidade tributária, dos ativos fixos e a operacional. A contabilidade operacional incide sobre os aspectos financeiros da gestão corporativa. Os contadores que se especializam na contabilidade operacional focam na operação corporativa primária. Esses profissionais medem o impacto financeiro das atividades operacionais e compartilham essa informação com a gestão corporativa. A contabilidade operacional concentra-se em três atividades principais, que incluem direção, controle e planejamento.

Operação corporativa

Cada empresa se ​​concentra na sua operação principal para a geração de receitas. A operação principal varia de organização para organização e concentra-se em um dos três tipos. As empresas de serviços concentram sua atuação nas atividades realizadas para o benefício dos clientes, tais como reparos de canalização ou negociação de ações. As empresas de manufatura concentram suas operações na produção de produtos acabados para os clientes, tais como molduras ou blusas. As empresas de publicidade centram a sua operação sobre a obtenção e a venda de produtos que os seus clientes desejam, como aparelhos de marca ou romances best-sellers. Essas empresas precisam entender o desempenho financeiro da sua operação principal, a fim de tomar decisões futuras.

Direção

A direção envolve a supervisão das atividades dos funcionários e a utilização destes para atingir os objetivos da empresa. Os gerentes que dirigem as atividades operacionais de cada funcionário precisam de dados financeiros para tomar decisões operacionais. O contador operacional fornece os dados sobre as quantidades de pedidos dos clientes, os níveis atuais de produção ou as horas trabalhadas. O gerente utiliza essas informações para tomar decisões como a atribuição de horas extras aos funcionários, o ajuste das quantidades de produção ou a compra de materiais adicionais.

Planejamento

O planejamento consiste na análise do desempenho passado da operação e na antecipação do seu desempenho futuro. O contador operacional fornece ao gerente informações sobre receitas operacionais reais e sobre as despesas de períodos passados. Ele fornece informações detalhadas ao gerente conforme necessário. Essas informações incluem quebras de custo específicas para despesas solicitadas ou pedidos de clientes individuais.

Controle

O controle refere-se ao processo de revisão de atividades reais e à comparação dessas atividades com as atividades previstas. O contador operacional fornece ao gerente relatórios financeiros que detalham os resultados financeiros reais e as atividades financeiras planejadas. Esses relatórios calculam a diferença entre as receitas e as despesas reais e planejadas. O contador operacional destaca as despesas e as receitas com grandes diferenças e fornece mais detalhes ao gerente.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível