×
Loading ...

O que é contagem cíclica para controle de estoque?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A manutenção de um estoque de suprimentos e materiais acarreta grande despesa para um negócio. A precisão do inventário garante que a empresa terá materiais à mão para repor os produtos e que os fundos não foram empregados em materiais desnecessários. Uma contagem precisa permite que as empresas encomendem apenas materiais suficientes para atender à demanda do cliente.

A manutenção de um estoque de suprimentos e materiais acarreta grande despesa para um negócio (Christopher Robbins/Digital Vision/Getty Images)

Definição de contagem cíclica

A contagem cíclica é um método constituído por um inventário que pega um estoque físico de uma porcentagem dos materiais, peças e suprimentos diariamente. Durante o decorrer de um ano, o estoque total é contado pelo menos uma vez. A contagem cíclica também verifica a exatidão das quantidades em um banco de dados de estoque ao longo do ano.

Loading...

Usos

A contagem cíclica permite que a empresa corrija o banco de dados de inventário depois de descobrir irregularidades na contagem. Além disso, ela investiga a causa das eventuais discrepâncias. A análise da raiz da causa permite mudar processos para praticar inventário, evitando imprecisões. Por exemplo, o método em questão descobre uma imprecisão em um registro de inventário porque os trabalhadores não conseguem manter o controle de resíduos ou de peças defeituosas; a empresa pode, então, colocar em prática um processo de eliminação e cálculo de sucata ou dos seus resíduos no final de cada turno de trabalho.

Benefícios

Vários departamentos da empresa, tais como produção, compras, planejamento e contabilidade, beneficiam-se de um programa preciso envolvendo ciclos de contagem e registros de inventário. As compras baseiam-se em registros de estoque atuais e exatos para manter os níveis adequados de materiais e insumos para a construção do produto. O departamento de planejamento deve ter informações exatas de estoque para programar a produção e garantir que as demandas dos clientes sejam atendidas. O departamento de produção depende da precisão de um inventário para garantir que os materiais estejam no local a fim de que se possa construir o produto para os clientes. As empresas também podem usar os processos de manufatura enxuta com um sistema de contagem de ciclo. A "Lean manufacturing" requer que a empresa solicite materiais de acordo com a demanda do cliente. As empresas que utilizam lean manufacturing (manufatura enxuta) dependem de registros de inventário que tenham acurácia para que possam manter quantidades mínimas à mão. A contagem cíclica revela discrepâncias no inventário com maior rapidez, o que permite identificar problemas em um sistema de movimentação com a mesma velocidade.

Frequência de contagem

As empresas devem estabelecer com que frequência se fará a contagem, utilizando o método de contagem cíclica. É interessante, por exemplo, optar por contar peças ou materiais de alto valor com mais frequência do que aqueles com valor mais baixo. É possível também optar por contar os itens mais utilizados nos processos, procedimento que revela discrepâncias causadas por manipulação contínua.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...