×
Loading ...

Contagem regressiva para o casamento

Atualizado em 05 abril, 2018

Como lidar com a contagem regressiva para o grande dia

Uma lista extensa de detalhes tediosos pode causar estresse até o momento em que o anel esteja no dedo (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Esse é o dia com o qual muitas de nós sonhamos, desde que vimos a Cinderela se transformar na bela do baile, ou Julia Roberts capturar o coração do milionário Richard Gere em "Uma linda mulher". Mas, bem depois de o sabor do bolo ter sido escolhido e o pagamento ter sido confirmado pelo local da recepção, é hora de lidar com detalhes práticos. Quando estiver faltando menos de um mês para o casamento, é preciso ter certeza de que tudo e todos estão no lugar e em ordem. Esse poderia ser um período muito estressante, mas será bem tranquilo se houver um bom planejamento e uma visão de futuro.

Loading...

Não se esqueça deles

Embora a maior parte das pessoas pense apenas no casamento em si, algumas tarefas que precisem ser organizadas com um mês de antecedência podem passar despercebidas. Nancy Mattia, diretora de artigos da revista "Brides", disse que uma das coisas de que as pessoas mais se esquecem é a certidão de casamento.

Kim Horn, consultora de noivas, recomenda que os casais não demorem muito para garantir as alianças, especialmente se planejam uma lua de mel.

Se a noiva for trocar o sobrenome, todos os documentos relacionados a bancos, seguradoras e empresas de cartão de crédito precisam ser enviados logo após o casamento. O preenchimento desses formulários deve ser feito antes do matrimônio. Horn diz que um amigo de confiança ou um membro da família da noiva pode executar essa função, se ela estiver muito atarefada.

A noiva também pode começar a cuidar de outras coisas antes de iniciar a contagem regressiva de duas semanas para o casamento. Ela pode determinar os pagamentos dos motoristas, recepcionistas e de todos que ajudarão na festa, além de etiquetar os envelopes, de modo que estejam prontos para serem entregues naquela noite. Os cartões de assento também podem ser completados assim que a lista de convidados tiver sido finalizada.

Uma vez que muitos convidados deixam para comprar o presente na semana anterior ao casamento, Horn sugere que a noiva verifique a lista de presentes para garantir que haja opções de vários níveis de preço para os compradores de última hora.

Seja dinâmica, sociável e carismática

Alguns dias antes do casamento, também é bom transformar algumas tarefas práticas em eventos sociais. Mattia sugere que a tarefa típica de unir programas ou festas seja feita em benefício do esforço de um pequeno grupo.

"Tome um champagne, faça uma pequena festa com os amigos", diz ela.

Você também precisará ser econômica em relação ao tempo e deixar os outros saberem que você tem compromissos. Você sabe que precisará de momentos particulares com amigos ou parentes que tiveram que viajar uma longa distância para chegar até você, mas eles precisam entender que você estará muito ocupada para longas visitas.

"Diga a eles que não pode ir ao jantar, mas que irá após o jantar e ficará por duas horas", diz Mattia. "Convide-os para o jantar de ensaio. É uma chance de todos se divertirem e você poderá vê-los em um pequeno grupo".

Prepare-se com antecedência para as necessidades das pessoas que não moram em sua cidade. Esteja pronta para dar sugestões sobre locais onde eles possam jantar, ver um jogo ou uma exibição de arte ou ainda se divertir com a família, se tiverem trazido filhos.

Se os convidados vão ficar em um hotel cujos quartos estejam reservados especificamente para eles, Horn diz que se deve conferir duas vezes na véspera do casamento, a fim de garantir que os quartos estejam prontos. Se você quiser deixar cestas de boas-vindas, pergunte no hotel se há alguma taxa extra a ser paga.

Horn diz, ainda, que um amigo ou parente deve alertar os funcionários sobre o jantar de ensaio ou os detalhes do café da manhã do dia seguinte.

Coma, respire, ame

Assim que todos os convidados tiverem confirmado presença e o fornecedor souber quantas bocas precisará alimentar e a que horas poderá começar a descarregar os vasos e as cadeiras, você poderá desfrutar de uma pequena pausa.

"Suponha que o casamento seja na terça-feira e que você precise organizar tudo até lá", diz Mattia. "Dessa forma, você terá alguns dias antes do casamento para ver pessoas e ter tempo para os convidados de fora da cidade que queiram vê-la. Você precisará de alguns dias antes do casamento para relaxar e se divertir, e não ficar correndo para lá e para cá freneticamente".

A maioria das noivas considera difícil acalmar os nervos ou parar de pensar sobre os detalhes potencialmente esquecidos. Mas, segundo Mattia, adquirir uma rotina pode ajudar a atenuar esse problema.

"Vá normalmente à aula de ioga", ela diz. "Faça o que você costuma fazer. Não coma ou beba demais — nem deixe de fazê-lo".

Mattia sugere que você planeje algum programa simples, como tomar café da manhã com sua mãe ou amigas. Isso proporcionará uma quebra da tensão ou da ansiedade que qualquer pessoa associada ao casamento possa estar sentindo.

No grande dia, ela insiste que não se deva cometer um erro que a maior parte das noivas comete: não comer.

"Coma algo. Talvez não um hambúrguer com bacon, mas coma algo", diz Mattia. "Parece óbvio, mas você ficaria surpresa com a quantidade de pessoas que se esquecem disso. Elas ficam nessa loucura de noiva quando precisam apenas utilizar o senso comum".

Loading...
Loading ...
Loading ...