Como controlar a produção de sebo

Escrito por chrys lin | Traduzido por joan diaz
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Como controlar a produção de sebo
O excesso de sebo pode contribuir para a formação de acne (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

O sebo é produzido por glândulas sebáceas que cobrem uma grande porção do corpo humano, mas a maior parte destas glândulas são achadas no rosto e nas costas. Embora o sebo ajude a manter a saúde da pessoas ao reter a perda de água pela superfície do rosto, ele também pode contribuir para a formação de acne. Controlar a produção de sebo pode ajudar a prevenir o surgimento de acne, pois isto deixa a pele menos oleosa e menos propensa a se misturar com os detritos e as bactérios que causam a formação de cravos e espinhas.

Nível de dificuldade:
Fácil

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O que você precisa?

  • Sabão neutro de rosto
  • Água
  • Comida saudável
  • Vitaminas

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Instruções

  1. 1

    Lave seu rosto com sabão sem óleo e não-comedogênico (que não agrava a acne) não mais do que duas vezes por dia - pela manhã e à noite. O sabão de rosto que contenha ácido salicílico pode ajudar a controlar o excesso de sebo, mas use com precaução, pois pode ser muito forte para seu tipo de pele em particular. Pode levar algumas tentativas até achar o sabão de rosto apropriado para você. Use apenas suas próprias mãos ao lavar seu rosto, sem usar um pano que possa irritar e danificar sua pele.

  2. 2

    Coma alimentos mais saudáveis, fazendo dietas pobres em gordura e ricas em nutrientes e fibras. Embora nem toda "junk food" afete sua pele, certos alimentos ricos em gordura saturada podem afetar o equilíbrio dos seus hormônios e do nível de pH de sua pele, produzindo sebo em excesso que certamente contribuirá para a formação de acne. O açúcar, em particular, afeta os níveis hormonais do corpo e pode contribuir para uma alta na produção de sebo.

  3. 3

    Entre em um regime saudável de exercícios. A saúde da pele é afetada diretamente pela saúde do corpo em geral, e os exercícios adequados asseguram o bom funcionamento da pele. De acordo com David Berman, diretor médico e cirurgião cosmético/dermatologista no Berman Skin Institute na Califórnia, exercitar-se produz menos hormônios que contribuem para protuberâncias na pele. O dermatologista David Goldberg também conta que os exercícios regulares aumentam a transpiração, desobstruindo os poros.

  4. 4

    Tome suas vitaminas. A vitamina A, em particular, ajuda a reduzir a quantidade de sebo produzido na pele enquanto retém a elasticidade da pele e previne a formação de rugas. Vitamina A tópica também se faz disponível, embora você deva consultar um médico que encontre a concentração e a quantidade mais adequada para você.

  5. 5

    Assegure-se de que seus níveis hormonais estejam normais. Os desequilíbrios hormonais, como um aumento da testosterona durante a puberdade, podem contribuir para o aumento da produção de sebo. Algumas mulheres usam medicamentos de controle de natalidade para controlar seus níveis hormonais. Um médico poderá lhe dizer qual o tratamento mais adequado para o seu caso.

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