×
Loading ...

Controle natural para gatos contra pulgas e ácaros de orelha

Pulgas e ácaros da orelha causam problemas de saúde e desconforto, mas tratamentos inseticidas comuns e preventivos mensais também podem causar danos. Remédios à base de plantas e minerais protegem o seu animal de estimação e a sua casa, sem os produtos químicos tóxicos e seus efeitos colaterais a longo prazo.

Pulgas, ácaros da orelha e tratamentos químicos afetam a qualidade de vida do seu gato (cat image by JASON WINTER from Fotolia.com)

Dentro de casa

Manter seu gato dentro de casa é o método preventivo mais eficaz contra parasitas. Os gatos pegam pulgas e ácaros de orelha de outros animais, e de locais e itens com os quais os animais infectados tenham entrado em contato.

Loading...
Ficar dentro de casa reduz o contato com parasitas (cats image by Hubert from Fotolia.com)

Pó natural antipulgas

Você pode fazer o pó natural antipulga com amido de milho e óleos essenciais. Os óleos inseticidas mais eficazes são eucalipto, citronela, e cedro. Hortelã, alecrim, erva-cidreira e incenso também têm efeitos repelentes. Use de cinco a dez gotas de óleo para cada xícara de amido de milho. Aplique o pó sobre o seu animal de estimação e roupa de cama e áreas de refeição dele, aproximadamente a cada três dias. Muitos remédios naturais sem receita, sprays e shampoos antipulgas à base de plantas estão disponíveis também.

Você pode fazer pó natural antipulgas com óleos essenciais (cats 2 image by Dusan Radivojevic from Fotolia.com)

Retirando as pulgas

Remova as pulgas com um pente de matar pulgas ou piolhos. Esfregue algumas gotas de óleo essencial inseticida de eucalipto ou sabonete de castela no pente para maior eficácia. Limpe o pente em um prato de água para evitar que as pulgas de voltar para o seu animal de estimação e descarte as pulgas e a água no vaso sanitário, e dê descarga quando tiver terminado.

Remova as pulgas com um pente próprio (cats image by Maksym Dyachenko from Fotolia.com)

Remova os ácaros

Remova os ácaros da orelha com óleo vegetal ou mineral morno (não coloque óleos essenciais dentro das orelhas do gato), ou chá verde puro e bem forte. Teste no seu pulso - deve ser a temperatura do corpo. Use um conta-gotas, frasco de apertar, ou seringa de irrigação para aplicar o óleo ou chá na orelha do seu gato, em seguida, massageie suavemente cada uma por alguns segundos. Seu gato vai agitar o óleo e toda a cera, sujeira ou ácaros. Limpe os resíduos do ouvido externo com uma bola de algodão.

Remova ácaros da orelha com óleo vegetal ou mineral puro (cats image by Zbigniew Nowak from Fotolia.com)

Suplementos alimentícios

Uma colher de chá de levedura de cerveja (também chamado de levedura nutricional) misturado na comida do seu gato, todos os dias, pode repelir pulgas e ácaros. Esta levedura tem gosto de carne, por isso a maioria dos animais não a rejeita, mas se o seu gato não aceitar, tente misturá-la com comida enlatada. Uma colher de chá de vinagre de maçã para cada litro de água, de uma ou duas vezes por semana também pode repelir parasitas.

Levedura de cerveja pode repelir pulgas (Cats image by zanti from Fotolia.com)

Limpando sua casa

As pulgas e ácaros escondem-se e põem ovos em tapetes, móveis e roupas de cama e reinfectam seus animais de estimação. Polvilhe bórax sobre tapetes e estofados, uma vez por semana. Deixe-o agir por cerca de uma hora, em seguida, aspire. Coloque sal e algumas gotas de óleo essencial inseticida no saco do aspirador de pó. Lave roupa de cama em água morna com bórax e sabonete de castela de eucalipto e seque com temperatura média ou alta.

Pulgas e ácaros podem infectar móveis (two cats on chair image by MasterAdrian from Fotolia.com)

Advertências

Os gatos podem ser fatalmente envenenados com tratamentos naturais comuns, incluindo o alho, o óleo da árvore do chá, e piretrinas. Observe seu gato para ver se há reações alérgicas a óleos essenciais. Os óleos essenciais devem ser misturados com um pó, água ou óleos carregadores, nunca usados puros. Não trate gatinhos com menos de 12 semanas de idade, sem consultar um veterinário. Ao tratar o seu gato contra os ácaros da orelha, não se esqueça que é uma infecção de ácaro, e não algo mais sério. Se houver infecção secundária (pus, febre, inflamação grave, vômitos ou diarreia), ou sinais de doença neurológica, como salivação excessiva, girando em círculos, ou perda de equilíbrio, consulte um veterinário.

Não trate gatinhos novos sem assistência veterinária (cats image by vb_photo from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...