Mais
×

Controle orgânico de ferrugem em plantas

Atualizado em 21 novembro, 2016

A ferrugem em plantas refere-se a uma variedade de fungos cor de ferrugem que infectam as plantas em muitos jardins. Cada forma da doença afeta uma espécie de planta e não se espalha facilmente para outras espécies. O fungo da ferrugem não possui clorofila, portanto não pode fabricar seu próprio alimento; ao invés disso, eles contam com o estoque de energia das plantas. A prevenção é o melhor curso de ação para evitar a ferrugem, enquanto que uma solução de alho (que naturalmente contém enxofre) pode ajudar a controla-la.

Ferrugem em plantas (Comstock/Comstock/Getty Images)

Identificação

A ferrugem nas plantas é identificada por manchas que aparecem primeiro na parte de cima da folha. Essas manchas geralmente são amareladas com um tom de verde ou laranja, talvez avermelhado no centro. O lado de baixo da folha terá caroços correspondentes com as manchas no lado superior. Esses caroços contêm os esporos do fungo.

Distribuição

Os esporos são distribuídos pelo vento ou pela chuva. É fácil distribuí-los a outras folhas, quando rega-se por cima, o que faz com que eles espalhem-se. Sempre regue as plantas na base (no solo) para manter folhas e caules o mais seco possível.

Umidade e circulação de ar

A umidade ajuda o fungo a desenvolver-se. A ferrugem é mais comum em clima quente e úmido, ou períodos com umidade mais elevada. Evite regar demais as plantas; sempre deixe a camada superficial do solo secar antes de regar novamente. É importante dar às plantas espaço suficiente para "respirar" e crescer, desde o começo do cultivo. As plantas cujas folhas não recebam ar suficiente e ficam molhadas por longos períodos são mais suscetíveis às infecções por fungos.

Higienização do jardim

A higienização apropriada do jardim é importante para evitar as infecções por fungos e criar condições para outras doenças. As folhas infectadas com ferrugem devem ser removidas e destruídas assim que observadas. Sele-as em um saco e jogue fora ou queime. Nunca coloque folhas infectadas em pilhas de compostagem, já que isso espalhará o fungo para outras plantas quando o composto for usado. Depois de cortar as folhas infectadas, desinfete as tesouras com uma solução de 10% de água sanitária, ou uma solução de vinagre branco e água. As folhas infectadas que caírem da planta devem ser prontamente removidas e destruídas, já que o fungo pode durar por todo o inverno no solo.

Alho

O alho contém enxofre, que o fungo da ferrugem não gosta. O Jardim Botânico do Brooklin (Brooklyn Botanical Garden) recomenda misturar uma solução de alho e espalhar nas plantas infectadas. Para fazê-la, misture duas cabeças de alho (cerca de 110 gramas) com 900 mL de água por cinco a dez minutos no liquidificador. A solução precisa de um pouco de viscosidade para aderir à ferrugem. Acrescente algumas gotas de sabão líquido depois de misturar. Coe a solução através de uma gaze para remover qualquer pedaço de alho. Misture uma parte da solução de alho com nove partes de água e aplique na planta infectada com uma garrafa spray. Se a ferrugem estiver em um estágio avançado, aplique a solução na concentração máxima. Certifique-se de testar a solução em pequenos pontos na planta, antes de aplicar em tudo. É melhor aplicá-la no começo da manhã.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article