×
Loading ...

Como convencer alguém de que você não quer ir a algum lugar

Atualizado em 14 agosto, 2018

Pode ser extremamente frustrante quando um amigo ou colega de trabalho insiste para você ir a algum lugar ao qual preferiria não ir, não importa se é um evento social ou de trabalho. Muitas vezes, não é que seu amigo esteja sendo teimoso, mas é mais provável que ele não entenda sua objeção. Reconhecer como seu amigo pensa e falar com ele de uma forma que ele compreenda pode ajudar a convencê-lo de que você realmente não quer ir ao evento em questão.

Instruções

Mantenha o canal de comunicação aberto quando estiver discutindo (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Mantenha a calma. Ficar com raiva ou irritado tornará a comunicação com seu amigo ainda mais difícil e pode fazer com que os ânimos se exaltem e sobrepujem a razão. Isso pode causar uma rusga em sua amizade ou relação de trabalho. Fale em um tom suave e tranquilo e nunca levante a voz.

    Loading...
  2. Exponha seu motivo com clareza. Seja específico quanto à razão pela qual você não quer ir. Não dê espaço para mal-entendidos fazendo com que seu amigo leia nas entrelinhas.

  3. Entenda a defesa ou razões pelas quais seu amigo quer que você vá. Quando tiver uma compreensão clara de como ele pensa, poderá responder a cada argumento, um a um. Aborde cada questão que seu amigo expuser em vez de tentar focar a discussão em uma razão maior. Muitas vezes você pode eliminar o argumento principal enquanto aborda as razões e questões menores.

  4. Trate de cada novo argumento à medida que eles forem aparecendo durante a conversa. Se seu amigo sentir que está perdendo a batalha e que você realmente não irá, ele poderá forçar a barra e arrumar mais argumentos. Novamente, continue calmo, ouça o que ele tem a dizer e então aborde cada questão apresentada.

  5. Apresente qualquer evidência que ajudará você a explicar que não quer ir. Você pode ter que acordar cedo no dia seguinte ou ter um prazo a cumprir e precisa ficar trabalhando. Seu amigo pode não estar ciente de suas responsabilidades.

  6. Repita sua situação várias vezes. Com frequência, as pessoas não escutam o que as outras estão dizendo na primeira ou segunda vez que se diz. Pode ser preciso dizer a mesma coisa três ou quatro vezes antes que seus comentários sejam registrados pelo cérebro da pessoa. Seu amigo pode estar tão focado em defender o ponto de vista dele que não escuta você. Repetir sua defesa pode ajudar a penetrá-la na mente de seu amigo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...