Mais
×

Como converter um aquário de água salgada para um de água doce

Atualizado em 17 abril, 2017

Os aquários de água salgada são bonitos, mas geralmente são mais difíceis de manter do que os aquários de água doce, isso sem falar que os animais são um pouco mais caros. Se você quer mudar o seu aquário de água salgada para um de água doce, você tem que desmontar completamente o aquário, limpá-lo de cima em baixo, tirar a decoração e componentes de dentro para se livrar de todas os resquícios dos animais de água salgada, porque suas sobras podem matar os animais de água doce. Uma vez que limpar tudo, o aquário estará pronto para a conversão.

Instruções

Para a conversão de água salgada em água doce, limpe o aquário e os objetos que estavam nele, minuciosamente (River fishes living in Aquarium image by inacio pires from Fotolia.com)
  1. Retire todos os animais e tudo que tiver dentro. Se os animais estiverem em boas condições de saúde, presenteie alguém que tenha um aquário de água salgada ou deixe em alguma loja de animais que esteja disposta a ficar com eles.

  2. Encha um balde grande com água e água sanitária. Quanto mais água sanitária, melhor.

  3. Desconecte da tomada as fontes de alimentação do sistema de filtragem e retire-o do aquário.

  4. Jogue fora todos os refis dos filtros.

  5. Remova toda a decoração, ficando apenas com os itens que podem ser limpos minuciosamente. Jogue fora as plantas e os materiais usados no piso, como pedras, cascalho e todos os resíduos do fundo.

  6. Retire a camada inferior de suporte plástico (a parte do sistema de filtragem que se encontra por baixo do fundo do aquário).

  7. Coloque de molho na água sanitária o sistema de filtragem e todas as outras coisas recuperáveis tais como peças de decoração e o tapete plástico que serve de base sobre o piso.

  8. Despeje a água do aquário. Para aquários grandes você pode precisar de ajuda extra para virá-lo ou pode usar um aspirador de água de alta potência para sugar.

  9. Esfregue o interior do aquário com vinagre usando os esfregões. Bactérias e outros materiais orgânicos dos animais de água salgada permanecerão no interior do aquário e, em razão do material orgânico matar os animais de água doce, é preciso esfregar tudo muito bem.

  10. Enxágue o aquário munusciosamente porque não pode sobrar resquíco algum do material orgânico e do vinagre.

  11. Limpe os itens que você separou na água sanitária. Esfregue-os bem e por completo. Ao limpar os componentes do sistema de filtragem, a sugestão é usar escovinhas de limpar cachimbo para tirar a sujeira de lugares difíceis de alcançar.

  12. Enxágue bem até sair toda a água sanitária do sistema de filtragem e da decoração, e, quando não tiver mais cheiro de água sanitária, os itens estarão prontos para uso.

  13. Troque o tapete plástico e o sistema de filtragem, mas apenas se ele for compatível com o de água salgada; se não for, você terá que comprar um sistema de filtragem novo.

  14. Decore o aquário com um chão e materiais novos (pedrinhas, cascalho, etc) e com os itens que você lavou com água sanitária.

  15. Encha o aquário com água.

  16. Conecte os componentes do sistema de filtragem na tomada e deixe que ele limpe a água.

  17. Solte os animais na água deixando-os ainda com o saco plástico onde eles vêm dentro, até a água atingir uma temperatura de cerca de 21 graus. Isso permite que eles se acostumem com a temperatura antes de estarem dentro da água sem os sacos plásticos.

  18. Solte os animais na água e desfrute do seu aquário de água doce.

O que você precisa

  • Vinagre
  • Água sanitária
  • Esfregões
  • Limpadores de canos
  • Nova decoração de aquário
  • Novo sistema de filtragem (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article