Mais
×

Como converter arquivos ODT em JPG

Atualizado em 20 julho, 2017

Arquivos Open Document Text (ODT) são criados pelo OpenOffice.org, uma suíte de aplicativos de código aberto que consiste em processamento de texto, planilhas, apresentações, gráficos e programas de banco de dados. Mesmo sendo possível salvar um documento ODT como PDF (Portable Document Format), ele não pode ser salvo como uma imagem JPG. Para isso, você deve exportá-lo como PDF e, em seguida, criar um arquivo JPG usando um programa de edição de imagem. Um método alternativo é salvar uma captura de tela do documento na área de transferência do computador e colá-la no Microsoft Paint (instalado em todos os computadores com Windows), de onde um arquivo JPG pode ser criado.

Instruções

Converta um documento ODT em JPG via PDF (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Salve o arquivo de documento em seu formato ODT nativo. Na barra de ferramentas, selecione "File" (Arquivo) e selecione ""Export as PDF" (Exportar como PDF).

  2. Inspecione as opções de exportação. Na guia "General" (Geral), ajuste o Range (Intervalo) para "All" (Todos), e Images (Imagens) para "Lossless Compression" (Compressão sem perda). Em "User Interface" (Interface de uso), marque a opção "Resize window to initial page" (Redimensionar a janela para a página inicial), e desmarque a opção "Display document title" (Mostrar título do documento). Não modifique as outras configurações.

  3. Clique em "Export" (Exportar). Na nova janela, selecione o local em que o PDF será salvo e nomeie-o na caixa de texto "Save as" (Salvar como). Clique em "Save" para criar o arquivo PDF.

  4. Abra o PDF no Adobe Reader e veja o documento no maior tamanho que a tela do seu computador permitir. Se o arquivo está no formato de retrato e é alto demais para a tela, gire-o 90 graus. Certifique-se de que o documento completo está visível; se não estiver, redimensione-o usando o controle "scale" (escala).

  5. Capturar uma imagem da tela e salve-a na área de transferência do computador pressionando as teclas "PrtSc" e "Shift" em conjunto.

  6. Abra o MS Paint. Na janela "New Document" (Novo documento), pressione as teclas "Ctrl" e "V" juntamente, para colar a captura de tela no programa. Depois de recortar, redimensionar e modificar a captura de tela a imagem como desejado, clique em "Save as" (ou pressione a tecla F12). Selecione "JPEG picture" (imagem JPEG) e nomeie o arquivo na caixa de diálogo.

Dicas

  • Além do arquivo de imagem JPG, salve a captura de tela em uma qualidade maior, como Bitmap 24 bits (BMP), TIFF ou PNG, para ter como matriz, da qual mais cópias podem ser feitas. Sempre use um formato de compressão de imagem "sem perdas" durante a captura de documentos de texto.

O que você precisa

  • Programa de edição de imagem, como o MS Paint.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article