Como converter um código BCD para uma base de numeração diferente

Escrito por sean lancaster | Traduzido por bruno queiroz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como converter um código BCD para uma base de numeração diferente
Converta de BCD para outras bases numéricas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

A notação decimal codificada em binário (Binary Coded Decimal, ou BCD) é utilizada para programação de computadores por causa de sua capacidade de conservar a capacidade de armazenamento de memória. Escrever uma parte dos dados decimais em código binário pode ocorrer de dois modos diferentes: por conversão do número como um todo em binário ou convertendo o número decimal em binário dígito por dígito. Não há limite superior para o tamanho permitido de um número, se estiver utilizando o código BCD, mas quando converter o número decimal por inteiro em binário, o maior número utilizável é determinado pela capacidade do processador e do barramento de dados do computador. Bases numéricas comuns usadas ​​em programação de computadores são 2, 8, 10 e 16. Cada base descreve os números que serão utilizados ​​para expressar os valores e determina a forma como eles serão manipulados.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Escreva o código BCD do número do qual deseja converter sua base. O código BCD é uma série de números binários de 4 bits que correspondem a cada dígito da base do sistema numérico. Por exemplo, se for utilizar o número "138" no sistema de base 10, ou decimal, o código BCD terá 12 bits. Cada 4 bits representa um único dígito no número decimal. O primeiro dígito "1", será 0001 no código BCD. Os próximos dois dígitos são compostos da mesma maneira, ou seja, "3" será 0011 e "8" será 1000. A representação decimal de "138" código BCD ficará "000100111000", ou simplificada como "100111000".

  2. 2

    Escolha para qual base deseja converter o número BCD. As mais comuns na programação de computadores são a binária (base 2), octal (base 8) e a hexadecimal (base 16).

  3. 3

    Transforme o número do código BCD para o formato decimal. Não há nenhuma maneira direta para converter o código BCD para uma base diferente. Para escrever o número em uma base de sua escolha, primeiro deverá convertê-lo para decimal e depois para a base escolhida. Por exemplo, decodifique o seguinte número BCD para sua base original (base 10), "1001011100101001". Para realizar isso será preciso agrupar os bits em conjuntos de 4 bits e, em seguida, converter cada conjunto para o dígito decimal. Os quatro grupos são "1001", "0111", "0010" e "1001", que convertidos resultarão em 9729.

  4. 4

    Divida o número decimal pelo valor da base para o qual deseja convertê-lo. O resto da divisão ficará na posição menos importante do resultado. Divida a parte inteira do resultado pelo valor da base novamente. A parte inteira deve ser empurrada para frente e o resto da divisão ocupará a próxima posição de menos importância no resultado. Isso continuará até que a parte inteira seja menor que o valor da base. Por exemplo, vamos converter 312 em decimal para base 4. A seguinte série de cálculos produzirá a resposta na base pretendida.

    312/4 = 78; Resto = 0 78/4 = 19; Resto = 2 19/4 = 4; Resto = 3 4/4 = 1; Resto = 0

    Agora você unirá o último valor inteiro encontrado na divisão, no caso o numeral "1", seguido dos demais restos encontrados, do último ao primeiro anotado, terminando a conversão e alcançando o resultado de "10320" na base 4.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível