Mais
×

Como converter de estéreo para 5.1

Atualizado em 20 julho, 2017

O sistema Home-theater usa um formato de áudio chamado "som surround" para inserir a audiência em um ambiente sonoro tridimensional. Normalmente, isso é acompanhado de 5 ou mais alto-falantes e um subwoofer. Esse tipo de sistema é chamado de 5.1. Para obter o máximo de um sistema feito esse, a fonte de áudio deve ter faixas de áudio 5.1, mas essa não é a única forma de ter um som surround. Uma fonte normal estéreo com dois alto-falantes pode ser convertida em som surround usando Dolby Pro Logic, um método de decodificação construído para sistemas de som surround.

Instruções

Sistemas estéreo com múltiplos alto-falantes deixam o som ao seu redor (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)
  1. Plugue os cabos RCA estéreo nas portas "Saída de áudio" da sua fonte de áudio estéreo. Essas portas são codificadas pelas cores branca e vermelha e assim são os cabos RCA. Conecte o plug branco na porta branca e o vermelho na porta vermelha.

  2. Plugue as outras pontas dos cabos RCA nas portas de "entrada de áudio" do receptor de som surround. Há vários conjuntos de entrada de áudio, com cada conjunto contendo o nome de um componente (por exemplo, leitor de DVD, caixa de cabo, tocador de CD). Você pode escolher qualquer conjunto das entradas livres que você gosta, apenas lembre-se do nome do conjunto. Como antes, plugue o plug branco na porta branca e o plug vermelho na porta vermelha.

  3. Pressione o botão "Input" (entrada) no receptor remoto para navegar pelos conjuntos de entradas. A tela LCD muda para refletir qual entrada está ativa. Quando você ver a entrada na qual você plugou a sua fonte estéreo, siga para o próximo passo.

  4. Selecione o modo "Program" (programa) ou "Surround Sound" (som surround) para navegar através dos programas de processamento de som surround. Selecione "Dolby Pro Logic" ou Dolby Pro Logic II" para converter o som estéreo em som surround.

  5. Pressione o "play" na sua fonte estéreo.

Dicas

  • O seu receptor pode ter muitos tipos de Dolby Pro Logic. Por exemplo, você pode ter Dolby Pro Logic II, Dolby Pro Logic Sci-Fi and Dolby Pro Logic Game. Todos eles convertem uma fonte estéreo em som surround, mas cada uma soa um pouco diferente. Teste-os e escolha o que você gosta mais.

O que você precisa

  • Cabos RCA estéreo
  • Fonte de áudio estéreo
  • Receptor de som surround com alto-falantes 5.1
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article