Mais
×

Como converter uma fotografia para serigrafia

Atualizado em 17 abril, 2017

Muitas fotografias podem ser convertidas em um formato que permite serem serigrafadas. As melhores fotografias para serigrafia terão uma forte composição e um alto contraste e podem ser convertidas em arquivo digital, se já não estiverem como tal. Prepare a fotografia para a serigrafia, normalmente chamada de "impressão serigráfica". Ela será convertida em uma série de pontos pequenos chamados de "pontos de meio-tom", para o processo de impressão. Fotografias em preto e branco ou coloridas podem ser serigrafadas, porém é muito mais fácil trabalhar com as de preto e branco.

Instruções

Serigrafia (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Escolha uma fotografia para fazer a serigrafia. A fotografia ideal deve possuir composição forte e áreas de alto contraste. Uma composição forte dá destaque a um traço distinto, que é lido instantaneamente. Fotos com alto contraste possuem cores fortes ou áreas claras e escuras facilmente visualizadas. A fotografia pode ser colorida ou em preto e branco. Tente trabalhar com uma fotografia em preto e branco primeiro para dominar a técnica. Fotos coloridas podem ser convertidas para uma escala de cinza (preto e branco) no Adobe Photoshop, pelo menu "Imagem". Escolha "Modo" e clique em "Tons de cinza".

  2. Se a foto estiver em papel, faça a conversão para um arquivo digital. Digitalize a foto no Adobe Photoshop em escala de cinza ou colorida. Salve a resolução do arquivo como 200 por 300 pixels por polegada. Clique no menu "Editar" e selecione "Configurações de cores". Configure o ganho de pontos para 30%.

  3. Imprima a foto como um filme positivo em uma folha de papel vegetal. Um filme positivo é uma foto impressa em uma folha de papel usada para expor a imagem em uma moldura serigráfica. Use uma impressora a laser ao invés de uma a tinta, sendo que impressoras a tinta não conseguem imprimir pontos de meio-tom. Pressione "Ctrl" e "P" no teclado para imprimir ou vá em "Arquivo" e selecione "Imprimir". Clique em "Quadro", na caixa de diálogo de impressão. Remova a seleção da caixa "Use o quadro padrão da impressora". Digite "55" na caixa "Frequência". Selecione o menu suspenso "Formato redondo" e clique em "OK". Clique em imprimir na caixa de diálogo.

  4. Coloque a matriz serigráfica revestida com emulsão de foto virado para baixo sobre um pedaço de espuma de borracha grossa que se encaixa dentro da tela. Coloque o filme positivo virado para baixo e sobre a matriz serigráfica revestida com emulsão. Cubra o filme positivo e a tela com um pedaço de vidro com espessura de 6,35 mm. Pendure a lâmpada de haleto 50 cm acima da moldura e ligue-a por dez minutos. Verifique as instruções da emulsão fotográfica para saber o tempo recomendado de exposição. Revele a imagem com spray de água quente, em um ambiente escuro. Obscureça a matriz serigráfica com papel de jornal e deixe-a secar. Ela está pronta para a impressão serigráfica.

Dicas

  • É possível usar outros softwares além do Adobe Photoshop para converter fotografias em serigrafia, como o Corel Draw e Openoffice.org Draw. Execute as mesmas tarefas, configurando o ganho de pontos para 30% e a frequência dos pontos de meio-tom para 55 linhas por polegada. Imprima a foto em uma folha vegetal em uma impressora a laser para criar um filme positivo.

Aviso

  • Fotografias coloridas também podem ser impressas com serigrafia. Quatro filmes positivos devem ser impressos, juntamente com quatro serigrafias, uma para amarelo, outra para ciano, uma para magenta e uma para preto. As quatro cores devem ser impressas em boas condições para recriar a fotografia. Essa é uma técnica avançada de serigrafia.

O que você precisa

  • Fotografia, digital ou em papel
  • Scanner
  • Computador
  • Programa Adobe Photoshop
  • Impressora a laser
  • Papel vegetal
  • Moldura para serigrafia
  • Emulsão fotográfica
  • Vidro pesado de 6,35 mm de espessura
  • Lâmpada de Haleto
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article