×
Loading ...

Como converter gramas para centímetros cúbicos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Não existe a possibilidade de converter diretamente entre uma medida em peso e outra em volume. A ligação entre essas unidades é a densidade, massa ou peso em gramas de um centímetro cubico de um determinado material. Por exemplo, 1 cm³ de chumbo e 1 cm³ de hélio ocupam o mesmo volume. Entretanto, enquanto o chumbo pesa 11,35 g, a mesma quantidade de hélio pesa apenas 0,1785 g. Antigamente, o termo cm³ era representado por "cc". Quando o valor da densidade é conhecido, converter de gramas para centímetros cúbicos é algo bem simples.

Instruções

A relação entre peso e volume depende do material (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Insira o peso, em gramas, na calculadora. Verifique o visor para confirmar que o valor inserido está correto.

    Loading...
  2. Divida o peso pela densidade do material, utilizando o valor em gramas por centímetro cúbico. O resultado da equação será o volume ocupado pelo material, expresso em centímetros cúbicos. Vamos supor que o peso seja de 20 g e a densidade de 8,96 g/cm³. Assim, o volume ocupado será de 2,232 cm³, obtido pela equação 20 / 8,96 = 2,232.

  3. Coloque a unidade de medida do volume, utilizando o símbolo do Sistema Internacional de Medidas (SI). No caso acima, o resultado será de 2,232 cm³.

Loading...

Dicas

  • Densidade = massa / volume; massa = volume / densidade e volume = massa / densidade.

Aviso

  • Valores no plural não devem ter um "s" acrescentado ao símbolo SI. Independentemente se o volume é 1 ou 100 centímetros cúbicos, o símbolo correto será sempre "cm³".

O que você precisa

  • Calculadora

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...