Mais
×

Como converter mícrons para g/m²

Atualizado em 23 março, 2017

Um mícron é uma unidade métrica equivalente a um milionésimo de metro. Por sua vez, g/m² é a unidade de medida de gramas por metro quadrado. Quando se trata de medir o peso de papel, essa unidade é também denominada "gramatura". Ela não deve ser confundida com a quantidade em gramas ou em quilos expressa nos pacotes de papel sulfite, que é chamada de "peso base". Suponha que você sabe quantos mícrons de espessura tem uma determinada folha de papel ou de cartolina. Converter esse número em g/m² é apenas uma questão de multiplicá-lo pela densidade do papel, expressa na unidade correta.

Instruções

Uma determinada quantidade expressa em mícrons pode ser facilmente convertida em g/m² (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Determine a massa e o volume de uma determinada pilha de algum tipo de papel, de preferência, respectivamente, em gramas e centímetros cúbicos. A maneira mais fácil de encontrar o volume é multiplicar a largura e altura marcadas na embalagem do papel pela a espessura da pilha. Meça a espessura dela.

  2. Encontre a densidade do papel dividindo a massa (em gramas) pelo volume (em centímetros cúbicos).

  3. Converta a densidade de gramas em mícron-m² dividindo o resultado do passo 2 por 100. Esse cálculo faz sentido pois existem 100 vezes mais gramas por m² do que por cm², e um milionésimo da quantidade de gramas em um mícron do que em um metro. 100x100/1.000.000 = 1/100.

  4. Multiplique a espessura da folha em mícrons pelo fator de conversão encontrado no passo 3 para encontrar a medida de g/m².

O que você precisa

  • Compasso de calibre ou fita métrica com marcações em cm
  • Balança de pesagem em gramas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article