Mais
×

Como converter mp3 estéreo para mono

Atualizado em 17 abril, 2017

Apesar de crermos que gravação em estéreo é um avanço tecnológico sobre o formato mono, alguns produtores tem historicamente preferido o mono ao estéreo. Principalmente quando começou o som estéreo, muitos produtores viam este novo formato como um truque e gastavam mais do seu tempo aperfeiçoando a mixagem em mono. Ouça a produção de Brian Wilson no álbum PET SOUNDS da banda The Beach Boys tanto em estéreo quanto em mono e você ouvirá mais impacto na gravação em mono do que na estéreo. Aliás, se você conhecer sobre o assunto irá ouvir música somente com um lado do fone de ouvido, é muito bom ter todos os instrumentos mixados em um único alto-falante. Aprenda como converter seus mp3 estéreos para o formato mono.

Instruções

É muito bom ter todos os instrumentos mixados em um único alto-falante ((Pixel Perfect Digital Photo/Nailgun))
  1. Baixe o Audacity para seu computador. Audacity é um software livre de edição de áudio que você precisará para converter sua música de estéreo para mono. Uma vez que você baixou o Audacity, instale-o em seu computador.

  2. Abra o programa e importe a música que deseja converter. Para isso, clique em "Ficheiro" e selecione "Abrir". Em seguida selecione o arquivo que deseja converter para mono. Assegure-se de que o arquivo que quer converter esteja em estéreo.

  3. Verifique a caixa que aparece após importar o arquivo. Você deve ver as ondas do áudio em azul. À esquerda da onda, você verá um monte de números e outras configurações em uma caixa. No canto superior esquerdo da caixa localize uma seta (à esquerda do número 1.0).

  4. Clica na seta e selecione "Split Stereo Track" do menu aberto. Agora irá notar que a sua faixa de áudio se dividiu em canais direito e esquerdo que você pode controlar.

  5. Clique na mesma seta, agora da faixa superior (o canal esquerdo). Selecione "mono" no menu.

  6. Clique agora na seta da faixa inferior, canal direito. A seta estará localizada do lado esquerdo da onda sonora inferior ao lado da marcação 1.0. Selecione "mono" do menu aberto. Neste momento, as caixas à esquerda das faixas superior e inferior devem conter a palavra "mono". Caso uma delas esteja escrito "esquerdo" ou "direito", assegure-se que tenha seguido os passos acima e trocado cada canal para mono no menu que se abre na seta.

  7. Exporte sua música agora em mono clicando na aba Arquivo e selecione uma das opções de exportação. Selecione a pasta para qual quer exportar o arquivo e pronto.

Dicas

  • Audacity não pode exportar música em mp3 porque é um formato patenteado e não pode ser utilizado em softwares livres. Contudo, o Audacity reconhece e trabalha com outros codificadores de mp3. Para exportar seu arquivo mono em mp3, faça o download de alguns desses codificadores: para Windows use LAME e encontre o arquivo intitulado lame_enc.dll, para usuários de Linux baixe LAME e encontre o arquivo nomeado libmp3lame.so e, para usuários de Macintosh, faça o download de LAMElib. Você poderá baixar todos esses codificadores no site do Audacity (veja o link abaixo). Uma vez instalado, você verá "export as mp3" como opção abaixo do Arquivo. Clique "Export as MP3", encontre a pasta onde quer salvar o arquivo e exporte.

Aviso

  • Como você fundiu o áudio separado em dois canais para um único canal, é possível que, em alguns casos, o som pareça um tanto alto. Você poderá ajustar a intensidade dos canais, esquerdo e direito, antes de converter para mono e compensar estes resultados desagradáveis.

O que você precisa

  • Programa Audacity
  • Computador
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article