Mais
×

Como converter ponto cruz em ponto russo

Atualizado em 20 julho, 2017

Bordados em ponto cruz e ponto russo podem parecer completamente diferentes. Enquanto o ponto cruz é feito a partir de um gráfico, em um tecido base não marcado, e seus pontos ficam rentes à base, os projetos de bordado de ponto russo são desenhados ou impressos no tecido, feitos no lado avesso, com o tecido preso no bastidor, e produz uma superfície com uma "penugem" de alças. Projetos de ponto russo são menos definidos que o ponto cruz, mas muitos gráficos de ponto cruz podem ser convertidos para serem usados em bordados de ponto russo.

Instruções

Converter projetos de ponto cruz para fazer ponto russo (cross stitch embroidery image by vnlit from Fotolia.com)
  1. Escolha o gráfico de ponto cruz com áreas grandes e linhas mínimas. Você não vai precisar transferir cada ponto do gráfico, apenas o contorno do motivo ou os principais elementos para saber onde trocar de cor.

  2. Corte um pedaço de entretela termocolante com a mesma largura e comprimento do tecido base e prenda os quatro lados, com fita crepe, sobre a mesa. Usando uma régua, desenhe cuidadosamente uma grade de linhas uniformemente separadas no lado certo da entretela, desenhando linhas horizontais e verticais com 2,5 cm de distância.

  3. Conte a quantidade de quadrados por centímetro no gráfico de ponto cruz. Cada linha de 2,5 cm na grade geralmente é de cor mais escura que as outras linhas; muitos gráficos de ponto cruz têm 14 quadrados por centímetro. Desenhe linhas adicionais dentro de cada quadrado na entretela termocolante para se igualar ao gráfico de ponto cruz, ou mude a grade para aumentar ou diminuir seu projeto de ponto russo. Por exemplo, projetos de ponto russo em miniatura podem ter grades de 14 a 18 quadrados por 2,5 cm, enquanto que projetos como tapetes tendem a usar quatro a seis quadrados por 2,5 centímetros.

  4. Copie o gráfico de ponto cruz na entretela, quadrado por quadrado ou simplesmente contornando as áreas maiores, colorindo-as de leve. Se houverem letras ou números no projeto, copie-os de forma espelhada, já que o ponto russo é feito pela parte de trás. Não escolha um projeto que fique muito próximo das margens do que será seu produto final, já que, geralmente, o tecido base do ponto russo não deve aparecer.

  5. Coloque o tecido base do ponto russo com a parte de trás para cima, em uma superfície acolchoada e passe a ferro para remover qualquer amassado. Coloque a entretela termocolante com o lado da cola para baixo sobre o tecido base. Certifique-se de que as linhas da grade que você marcou estão alinhadas com as linhas da textura do tecido base. Trabalhe a partir do centro da entretela termocolante, passe a ferro no modo seco, fundindo a entretela ao tecido. Seu projeto de ponto russo está pronto para ser iniciado.

O que você precisa

  • Gráfico de ponto cruz
  • Entretela termocolante
  • Tesoura
  • Fita crepe
  • Régua
  • Marcador permanente nas cores selecionadas
  • Tecido para ponto russo como juta
  • Ferro e tábua de passar
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article