Como converter porcentagem em molaridade

Escrito por michael judge | Traduzido por vinícius rodovalho
Como converter porcentagem em molaridade
A molaridade é uma medida da quantidade de moléculas por unidade de volume (Creatas/Creatas/Getty Images)

Um laboratório pode utilizar tanto a porcentagem em massa por volume quanto a molaridade para representar a concentração de uma solução química. Ambas descrevem a força de uma solução, embora de maneiras diferentes. A porcentagem em massa por volume representa os gramas da substância química por 100 mL de solução, enquanto que a molaridade fornece o número de mols do composto químico por litro de solução. O mol é uma unidade que representa um número específico de átomos ou moléculas: 6,02 x 10^23. É possível converter a porcentagem em molaridade se a massa molecular em gramas da substância química for conhecida.

Instruções

  1. 1

    Escreva a fórmula química da substância presente na solução. Essa fórmula especificará os elementos do composto e a quantidade de átomos de cada elemento presentes em uma molécula dessa substância. Se for uma solução salina, por exemplo, poderá ser escrito a fórmula química do cloreto de sódio, NaCl.

  2. 2

    Procure a massa atômica de cada elemento da fórmula química. É possível encontrar essas massas em uma tabela periódica dos elementos. No exemplo, a massa atômica do sódio (Na) é 22,99 e a do cloro (Cl) é 35,45.

  3. 3

    Multiplique a massa atômica de cada elemento pelo número de átomos desse elemento por molécula de composto. Some todos os produtos dessas multiplicações. O valor obtido será a massa molecular em gramas da substância química, em unidades de gramas por mol. Para o NaCl, há apenas um átomo de sódio e um átomo de cloro por molécula. Assim, o cálculo será:

    (1) * (22,99) + (1) * (35,45) = 58,44 gramas por mol.

  4. 4

    Multiplique o valor da concentração percentual por dez. Uma vez que a porcentagem em massa por volume é gramas da substância química por 100 mL de solução, este cálculo fornecerá os gramas do composto químico em cada litro de solução, pois há 1.000 mL em um litro. Se uma solução de NaCl for 12%, será necessário multiplicar esse valor por dez para determinar que há 120 g/L de NaCl.

  5. 5

    Divida o valor de gramas calculado pela massa molecular em gramas da substância química. Esse cálculo fornecerá o número de mols do composto químico por litro de solução, que é a definição de molaridade; neste ponto, houve a conversão da concentração percentual original em molaridade. Para a solução de NaCl do exemplo, 120 g dividido por 58,44 g/mol resulta em uma molaridade de 2,05.

Dicas & Advertências

  • Certifique-se de que a concentração percentual esteja em porcentagem em massa por volume, pois há outros tipos de concentrações percentuais.

O que você precisa?

  • Tabela periódica
  • Calculadora

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível