Como converter um sistema R12 em um R134a

Escrito por dustin thornton | Traduzido por yago lima
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Como converter um sistema R12 em um R134a
Converta o seu sistema de ar-condicionado R12 em um R134a (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Antes de 1995 a maioria dos veículos vinha com o gás refrigerador R12 em seus sistemas de ar-condicionado. Se o seu ar-condicionado não está esfriando muito bem, então você precisa recarregá-lo. A recarga de um ar-condicionado de um veículo é bastante simples, entretanto o R12 é difícil de se encontrar e muito caro -- você deve ter um profissional licenciado para comprá-lo. Em vez disso, você pode converter o seu sistema R12 em um R134a em poucos passos e com ferramentas simples.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Acessórios de adaptação R134a
  • Chave de torque
  • Etiqueta adequada
  • Manômetros
  • Bomba de vácuo
  • Lubrificante para R134a
  • Manual do veículo
  • Válvula em T e mangueira
  • Termômetro
  • Gás refrigerador R134a

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Retire o gás R12 ainda no sistema e leve o veículo para um profissional de ar-condicionado licenciado. Liberar o R12 diretamente no ambiente é perigoso e punível por lei.

  2. 2

    Abra o compartimento do motor do veículo. Ache as saídas laterais alta e baixa do sistema R12 de ar-condicionado. Empurre a parte mais baixa de adaptação adequada R134a sobre a conexão velha e use uma chave para apertá-la. Aperte o encaixe em 0,3 kg/cm.

  3. 3

    Empurre a parte mais alta de adaptação adequada R134a sobre a conexão velha e use uma chave para apertá-la. Aperte em 0,3 kg/cm. Coloque uma etiqueta de adaptação, demonstrando que você adaptou o seu veículo para R134a, em um lugar visível do seu compartimento de motor.

  4. 4

    Certifique-se de que todas as válvulas do seu manômetro estejam fechadas e conecte a mangueira azul na entrada da parte de baixo e a mangueira vermelha na parte de cima. Coloque a mangueira amarela na máquina de vácuo. Ligue a máquina de vácuo e abra tanto a válvula de cima quanto a de baixo nos manômetros. Permita que a máquina de vácuo funcione pelo menos por uma hora. Feche todas as três válvulas no manômetro e desligue a máquina de vácuo.

  5. 5

    Conecte uma lata de lubrificante R134a na mangueira amarela, abra a válvula da parte de baixo e deixe que a máquina de vácuo do sistema sugue o óleo. Veja o manual de serviço do seu veículo, para saber a quantidade de óleo exata a ser adicionada no sistema de ar-condicionado. Pule esses passos caso o seu refrigerador já contenha óleo.

  6. 6

    Olhe as especificações de quanto de gás R12 o seu veículo precisa para funcionar com máxima eficiência; sendo assim, você adicionará 10% a menos de R134a. Note que, se colocar menos gás do que o necessário, poderá causar danos ao compressor. Colocar mais do que o devido pode causar vazamentos. Feche todas as válvulas do manômetro e remova-as.

  7. 7

    Rode a válvula em formato de T no topo de uma lata de R134a. Ligue o motor e coloque o ar-condicionado na sua maior potência. Coloque um termômetro no centro de ventilação para medir a temperatura à medida em que for adicionando o gás.

  8. 8

    Conecte a mangueira da válvula em T na entrada de baixo. Abra a válvula e deixe que o sistema sugue o gás para fora da lata -- você poderá sentir a lata ficando mais gelada e leve. Deixe drenar por 5 minutos e verifique a temperatura interna.

  9. 9

    Continue adicionando o gás refrigerador até que tenha adicionado 10% a menos do que a máxima capacidade do sistema. Verifique a temperatura do ar do interior periodicamente, assegurando-se de que o sistema esteja mantendo a carga e que não há fugas. Desconecte a válvula em formato de T de baixa pressão quando você tiver terminado.

Dicas & Advertências

  • Liberar R12, diretamente do seu sistema de ar-condicionado, é ilegal. Procure um profissional para remover o velho R12 do seu veículo.
  • Nunca abra a válvula conectada com a alta saída lateral quando o sistema tem uma carga. O gás de dentro é pressurizado.

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