×
Loading ...

Como converter o tamanho dos pneus em polegadas

Quando você for comprar pneus, talvez o vendedor diga alguns números referentes a tamanhos que podem não significar muita coisa para você. Um número importante em um pneu é o tamanho dele. Eles são medidos por tamanho e largura, relação de dimensões e diâmetro do aro. As medidas de largura e relação de dimensões normalmente são medidas em milímetros. Normalmente isso não é um problema, pois o tamanho do pneu está escrito em várias partes do veículo. Se você comprou rodas novas ou possui um carro antigo que usa pneus medidos em polegadas, será preciso converter a numeração deles para encontrar o tamanho correto.

Instruções

A maioria dos pneus modernos são medidos em milímetros (tire image by Orlando Florin Rosu from Fotolia.com)
  1. Leia a banda lateral do pneu e localize o tamanho dele. A numeração é descrita da seguinte forma: XXX/XXRXX, onde "X" indica algum número variável. Um exemplo de um tamanho comum de pneu é 225/60R16.

    Loading...
  2. Leia os três primeiros dígitos e os multiplique por 0,04 (o número de polegadas por milímetro) e anote a medida. Esse tamanho indica a largura do pneu de talão a talão, o que, por sua vez, indica a largura do aro para o respectivo pneu. No exemplo 225/60R16, a largura é de 9 polegadas (225 x 0,04).

  3. Leia os dois números seguintes. Esse conjunto de números é conhecido como a "relação de dimensões" que indica a altura da banda lateral. Ele é também relativo à largura do pneu. No exemplo do conjunto de números 225/60R16, a banda lateral é de 60% da largura do pneu, ou seja, 135 mm.

  4. Multiplique a medida calculada no passo três por 0,04 para obter a altura em polegadas. A altura da banda lateral do pneu 225/60R16 será de 5,4 polegadas.

  5. Junte os dois números convertidos nos passos de dois a quatro com o número final que já vem em polegadas para chegar ao tamanho exato do pneu. No exemplo anterior, 225/60R16, a medida final será de 9/5.4R16.

Loading...

O que você precisa

  • Calculadora

Referências

Loading ...
Loading ...