Mais
×

Como converter volume ppm em uma porcentagem

Atualizado em 17 abril, 2017

Cientistas usam várias unidades para descrever as concentrações de produtos químicos no ar. Uma unidade comum para baixos níveis de concentração é a de partes por milhão, ou ppm. Partes por milhão de volume se refere à unidade de volume, como mililitros, de um composto químico gasoso encontrado em um milhão de unidade equivalentes de ar. A concentração de um gás em porcentagem de volume é um conceito similar, exceto que nesse caso, a concentração dá unidades de gás por cem unidades equivalentes de ar. Você pode converter essas duas unidades de concentração baseado na proporção de um milhão para cem.

Instruções

Unidades de ppm são, às vezes, usadas para medir concentrações de gases perigosos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Insira o valor da concentração, em ppm, na calculadora. Por exemplo, se a concentração é de 500 ppm, digite o número 500.

  2. Divida o número recém digitado por 10000. Pelo fato de um milhão ser 10 mil vezes maior que cem, isso converte o valor em partes por centenas, que é o mesmo que porcentagem. No caso do exemplo, você deve dividir 500 por 10000 para obter 0,05.

  3. Defina o resultado do cálculo anterior como a porcentagem de volume da mistura, usando a notação % v/v. O resultado do exemplo seria 0.05 % v/v.

Dicas

  • Adicionar a abreviação "v/v" às unidades de porcentagem garante que o leitor saberá que a porcentagem é em relação ao volume, não ao peso.

O que você precisa

  • Calculadora
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article