Como dizer não a uma pessoa que se convida para uma festa

Escrito por cynthia gomez | Traduzido por ana carolina fernandes
Como dizer não a uma pessoa que se convida para uma festa
Seja discreto caso tenha que desconvidar alguém de sua festa (party cup and streamers image by Warren Millar from Fotolia.com)

Dar uma festa pode ser emocionante, mas ter que desconvidar alguém que se convidou pode estragar tudo. Se estiver dando uma festa exclusiva e, ao falar sobre isso no trabalho ou na escola, um colega que ouve convidar a si mesmo, existem duas opções: deixar a pessoa ir ou encontrar uma maneira de dizer que ela não foi convidada. Se escolher a segunda opção, faça isso com tato ou arrisque parecer rude ou elitista.

Instruções

  1. 1

    Chame a pessoa para conversar em particular da próxima vez que a encontrar. Este é um tema delicado, e não é legal desconvidar a pessoa em público, tanto para poupá-la do constrangimento e quanto para que você não pareça uma pessoa má.

  2. 2

    Explique que você sabe que ela ouviu falar sobre sua festa e planeja ir. Explique, então, por que acha que ela não deveria ir à festa. Por exemplo, se o evento for para amigos próximos e membros da família, explique que é uma reunião íntima apenas para pessoas que se conhecem há muito tempo. Mesmo que a verdadeira razão seja que você não quer que ela vá, encontre um motivo genuíno e não ofensivo pelo qual ela não deve ir. Se feito da maneira correta, a pessoa irá simplesmente sentir que você a impediu de desperdiçar uma noite.

  3. 3

    Finalize dizendo que você realmente a valoriza como colega, e não quer que ela se ofenda. Diga-lhe que, agora que sabe que ela gosta de festas, você não irá se esquecer dela quando organizar o seu próximo evento.

Dicas & Advertências

  • Não diga a um colega que ele não pode ir a sua festa porque é um evento íntimo se outros colegas forem estar presentes. Ele irá descobrir e, possivelmente, guardar rancor. Neste caso, encontre outra razão genuína pela qual ele não pode ir. Por exemplo, diga-lhe que sua esposa falou para não convidar mais de 20 pessoas e o limite já foi atingido. Como alternativa, simplesmente considere deixá-lo ir. Caso realmente ache que sua presença não é apropriada, ele provavelmente irá se sentir desconfortável e ir embora bem rápido de qualquer maneira.