O que é a Copa das Confederações?

Escrito por túlio pires bragança Google
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é a Copa das Confederações?
Kaká e Luis Fabiano comemorando a Copa das Confederações de 2009 (Alex Livesey/Getty Images Sport/Getty Images)

A Copa das Confederações é um torneio oficial da FIFA (Federação Internacional de Futebol) que reúne todas as seleções ganhadoras das copas continentais. Esse torneio é realizado sempre um ano antes da Copa do Mundo, servindo como espécie de treinamento para o país sede. É a chance da nação testar seus estádios, sua infra-estrutura e também sua capacidade de receber torcedores do mundo todo. O Brasil atualmente é a seleção de futebol com maior quantidade de títulos da Copa das Confederações.

Outras pessoas estão lendo

História

Se comparado com outros torneios da FIFA, a Copa das Confederações tem bem menos tempo e tradição. Sua primeira edição, ainda com o nome Copa Rei Fahd, foi realizada em 1992 na Arábia Saudita e só reuniu seis seleções nacionais. Em 1997, na terceira edição da Copa, realizada também nesse país, finalmente o torneio ganhou o formato de oito equipes. Até o ano de 2005, onde a Copa das Confederações foi realizada na Alemanha, sua periodicidade era bienal. Desde então o torneio começou a ser organizado a cada quatro anos, sempre servindo de teste para o país que vai sediar a Copa do Mundo do ano seguinte.

O que é a Copa das Confederações?
Ronaldo, durante a edição de 1997 do torneio, realizada na Arábia Saudita (Getty Images/Getty Images Sport/Getty Images)

Os escolhidos

A atual tabela da Copa das Confederações contempla um total de 8 seleções nacionais. Para chegar aos times escolhidos para participar de cada edição, são chamados os campeões das seis confederações continentais na FIFA: África, Ásia, Europa, Oceania, América do Norte e América do Sul -- e também o atual campeão do Mundo, além da seleção do país sede. No caso do campeão da Copa do Mundo ser o mesmo de alguma federação continental, é chamado então o segundo colocado da competição regional. Com esse formato, muitas equipes de bastante tradição acabam ficando de fora do torneio, enquanto outros times menos expressivos, como os da Oceania, tem seu lugar garantido.

O que é a Copa das Confederações?
Taiti, um dos participantes da Copa das Confederações de 2013 (Laurence Griffiths/Getty Images Sport/Getty Images)

Edição 2013

A edição da Copa das Confederações de 2013 é sediada no Brasil e servirá como um teste para o país sediar a Copa do Mundo, que é um torneio muito maior. Seis cidades foram escolhidas para sediar os jogos: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Salvador e Fortaleza. Entre as equipes confirmadas para a disputa estão Uruguai (atual campeão da América do Sul), México (campeão da América do Norte), Nigéria (campeã da África), Japão (campeão da Ásia), Espanha (Campeã Mundial), Itália (segundo colocado da Europa) e Brasil (país sede).

O que é a Copa das Confederações?
Neymar, uma das estrelas do time de 2013 (Dean Mouhtaropoulos/Getty Images Sport/Getty Images)

Desempenho do Brasil

A seleção brasileira de futebol é atualmente o maior ganhador da Copa das Confederações, com três títulos. O Brasil saiu ganhador nas edições de 1997 na Arábia Saudita, 2005 na Alemanha e 2010 na África do Sul. A França é o segundo maior campeão, com dois títulos na bagagem: 2001 na Coréia do Sul-Japão e 2003 na sua própria terra. México, Dinamarca e Argentina são as outras seleções que também já ganharam o torneio, com um título cada. Em todos esses anos de disputa, nenhum país ganhador da Copa das Confederações conseguiu se consagrar no ano seguinte como campeão da Copa do Mundo. Será que ganhar a Copa das Confederações é sinônimo de azar?

O que é a Copa das Confederações?
Brasil, o maior ganhador da competição (Ben Radford/Getty Images Sport/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível