Mais
×

Como fazer copa de porco na salmoura

Atualizado em 17 abril, 2017

A salmoura é o processo de submersão da carne ou vegetais em uma solução de água salgada. Ao aplicá-la na carne, a salmoura garante que ela fique úmida, suculenta e saborosa quando for assada. Cozinhe a carne com um método calor/seco, como assar ou grelhar, se você fizer a salmoura. A copa, às vezes conhecida como sobrepaleta, é um corte no ombro do porco. Ela é particularmente saborosa devido ao seu elevado teor de gordura. Já que a copa é um corte de carne grande, ela deve ficar na salmoura durante vários dias. Essa parte com salmoura é ideal para fazer carne de porco desfiada.

Instruções

O sal é o ingrediente mais importante da salmoura (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  1. Dissolva o sal na água morna. Use 1/2 xícara de sal kosher ou 1/4 de xícara de sal por litro de água. Você precisará dessa quantidade de salmoura para cada 450 g de carne que tiver.

  2. Se você quiser, dissolva o açúcar na salmoura. A quantidade de açúcar branco granulado deve ser a metade da medida de sal.

  3. Se desejar, adicione aromas saborosos na salmoura. Um pacote de ervas frescas, algumas cascas de limão, dentes de alho ou algumas fatias de gengibre darão sabor à carne.

  4. Coloque a salmoura na geladeira e deixe-a resfriar completamente.

  5. Coloque a copa em um recipiente grande o suficiente para caber a carne, como uma panela, saco plástico zip ou gaveta de armazenamento de vegetais de uma geladeira. Escolha um recipiente com tampa ou cubra-o firmemente com filme plástico.

  6. Despeje a salmoura sobre a copa. Se ela não cobrir completamente a carne, faça uma solução de 1 xícara de água, 2 colheres de sopa de sal kosher ou 1 colher de sopa de sal de mesa.

  7. Deixe a carne de porco na salmoura refrigerada de três a cinco dias, dependendo do seu tamanho. Descarte a água salgada quando o processo tiver terminado.

O que você precisa

  • Sal
  • Açúcar (opcional)
  • Ervas e especiarias (opcional)
  • Panela
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article