Como copiar automaticamente do Excel para o PowerPoint utilizando um macro VBA

Escrito por jaime avelar | Traduzido por vinícius albuquerque
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como copiar automaticamente do Excel para o PowerPoint utilizando um macro VBA
Adicione formas e textos ao slide no PowerPoint utilizando o VBA (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Caso você já tenha desejado acelerar a transferência de dados de uma pasta de trabalho do Microsoft Excel para a sua apresentação no Microsoft PowerPoint, o caminho seria utilizar uma macro e o Visual Basic for Applications (VBA). O VBA é uma linguagem de programação utilizada nos aplicativos do Microsoft Office para automatizar processos como a cópia de dados do Excel. Uma macro possibilita o armazenamento de um conjunto de instruções que podem ser executadas repetidamente com apenas um clique.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Inicie o Excel, digite "Alan" na célula A1, "Daniel" na A2, "Maria" na A3, "Oscar" na A4 e "Guilherme" na A5. Pressione "CTRL" e "S" para salvar a pasta de trabalho em "C:\" como "ArquivoExcel.xlsx". Feche o Excel.

  2. 2

    Inicie o PowerPoint, clique na aba "Desenvolvedor" e em "Macros", para abrir a janela de diálogo "Macro". Digite "copiarDoExcel" abaixo de "Nome da macro" e clique no botão "Criar". Clique no menu "Ferramentas" e em "Referências" para abrir a caixa de diálogo de mesmo nome. Role para baixo as opções e marque a caixa próxima a "Microsoft Excel <número da versão> Object Library" e clique em "OK".

  3. 3

    Copie e cole o código a seguir para criar as variáveis que serão usadas para copiar dados do Excel:

    Dim sourceXL As Excel.Application Dim sourceBook As Excel.Workbook Dim sourceSheet As Excel.Worksheet Dim dataReadArray(10) As String Dim myPress As Presentation Dim newSlide As Slide

  4. 4

    Defina o valor das variáveis do objeto:

    Set sourceXL = Excel.Application Set sourceBook = sourceXL.Workbooks.Open("G:\ArquivoExcel.xlsx") Set sourceSheet = sourceBook.Sheets(1) Set myPres = ActivePresentation Set newSlide = myPres.Slides.Add(Index:=myPres.Slides.Count + 1, Layout:=ppLayoutText)

  5. 5

    Leia os dados no Excel e armazene-os em uma matriz para strings:

    sourceSheet.Range("A1").Select dataReadArray(0) = sourceSheet.Range("A1").Value sourceSheet.Range("A2").Select dataReadArray(1) = sourceSheet.Range("A2").Value sourceSheet.Range("A3").Select dataReadArray(2) = sourceSheet.Range("A3").Value sourceSheet.Range("A4").Select dataReadArray(3) = sourceSheet.Range("A4").Value sourceSheet.Range("A5").Select dataReadArray(4) = sourceSheet.Range("A5").Value

  6. 6

    Adicione dados da matriz ao novo slide em sua apresentação atual:

    newSlide.Shapes(1).TextFrame.TextRange = "Dado copiado do Excel" newSlide.Shapes(2).TextFrame.TextRange = dataReadArray(0) & vbNewLine & _ dataReadArray(1) & vbNewLine & _ dataReadArray(2) & vbNewLine & _ dataReadArray(3) & vbNewLine & _ dataReadArray(4) & vbNewLine

  7. 7

    Feche a pasta de trabalho:

    sourceBook.Close

  8. 8

    Volte à janela do PowerPoint e clique em "Macros". Clique em "Executar", para executar o macro "copiarDoExcel" e adicionar um novo slide com os dados copiados do arquivo do Excel que você criou no passo 1.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível