Mais
×

Como copiar o conteúdo de fitas VHS para um pendrive

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Copiar uma fita VHS para um pendrive envolve a conversão de um sinal analógico vindo da fita para um formato digital que pode ser armazenado no pendrive. Para isso, o PC precisa de um conversor de sinal analógico-digital, que transfere o sinal VHS de um videocassete (VCR). O conversor cria um arquivo MPEG da fita VHS. O fomato MPEG pode ser visto em softwares como o Windows Media Player, gravado em um DVD ou guardado em um pendrive USB com capacidade de no mínimo 20 GB.

Instruções

Copie uma fita VHS inteira para um pendrive com o conversor analógico-digital (boitier et cassette vhs image by PASQ from Fotolia.com)
  1. Conecte as três entradas em cada ponta do cabo composto do VCR, respeitando as cores dos cabos.

  2. Conecte o conversor ao computador com o cabo USB.

  3. Insira o disco do software que vem com o conversor no drive de disco do computador, feche a bandeja e instale o software clicando nos botões que aparecerem na tela. Reinicie o computador assim que tiver terminado.

  4. Clique duas vezes no ícone com o nome do software para abri-lo em seu computador.

  5. Insira o VHS no VCR e rebobine a fita até o começo, caso seja necessário, ou em qualquer ponto da fita para começar a copiar. Aperte o "Play" (reproduzir) no VCR.

  6. Clique no botão "Record" (gravar) na tela do software e comece a capturar a fita VSH e converter o sinal dela para digital. Clique em "Stop" (parar) quando tiver terminado.

  7. Insira a ponta do pendrive USB na entrada correspondente do computador.

  8. Clique em "File" (arquivo) e escolha "Save As" (salvar como) no software de gravação para escolher o pendrive, que será atribuído depois. Por exemplo, o disco rígido do computador geralmente é chamado de "C:", e o drive de CD/DVD é chamado de "D:", para que eles sejam distinguidos. Geralmente o pendrive fica na unidade "E:", caso seja o único drive conectado.

  9. Digite um nome para a cópia do VHS convertido e clique em "Save" (salvar) para guardar a gravação no pendrive. Não desconecte o pendrive enquanto o LED na lateral dele ainda estiver piscando.

Dicas

  • Uma fita VHS de duas horas convertida para o formato digital costuma ter aproximadamente 20 GB de tamanho.

O que você precisa

  • Cabo AV composto
  • VCR
  • Conversor analógico-digital
  • Cabo USB
  • Computador com portas USB
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article