Mais
×

Como fazer corda a partir da casca do coco

Atualizado em 17 abril, 2017

Uma corda feita de casca de coco (também conhecido como palha de coco) é extremamente durável e pode ser usada da mesma forma que você usaria qualquer outra corda. Fazer uma corda de casca de coco requer força e paciência, pois o isso pode levar várias semanas até estar concluído. Certifique-se de planejar com antecedência se você for precisar da corda para uma certa data determinada e para lhe dar tempo de reunir e preparar as cascas de coco. Esse projeto requer luz solar, por isso verifique a previsão do tempo antes de começar.

Instruções

Utilize cocos maduros e secos para este projeto (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Fazendo corda de casca de coco

  1. Selecione vários cocos maduros e secos. Corte cada coco em oito partes com o facão. Remova a camada interna e a polpa do coco. Coloque os pedaços de casca em água salgada e deixe-os de molho por duas a oito semanas. Você também pode deixá-los de molho na parte rasa de um recife ou em um lago se houver um por perto. Se não, você precisará de uma banheira grande. Certifique-se de reencher a banheira se o nível da água baixar.

    Coloque a casca de coco de molho para que as fibras se soltem (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  2. Retire os pedaços de casca da água salgada. Coloque um pedaço sobre a pedra grande e plana e comece a bater com a marreta para achatá-lo. Bata começando do centro em direção às bordas. Vire-o e repita o processo do outro lado. As batidas devem soltar qualquer polpa ou matéria orgânica estranha à casca. Bata o restante dos pedaços. Remova tantas fibras longas da polpa quanto possível e enxágue. Encontre uma área protegida de vento e deixe as fibras para secar ao sol.

    Bata nas cascas com a marreta para separar as fibras (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  3. Separate the dry fibers into groups of five. Take three groups of five and braid these fibers together, holding the end with your toes, or clamping the end to a table. When they are about to run out, add a new group of five to each braid section until you've achieved the desired length. Alternatively, you may twist the fibers together by rolling them with your palm along your thigh, adding new fibers as needed.

    Trançar as fibras é um método para fabricar corda (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Dicas

  • Trabalhe com um grupo de pessoas, especialmente ao bater as fibras, para evitar o cansaço.
  • Use luvas de borracha, como as utilizadas para lavar louças, se sua pele for sensível à água salgada.

Aviso

  • Muito cuidado ao manusear o facão e a marreta.

O que você precisa

  • Cascas de coco secas
  • Pedra grande e plana
  • Marreta
  • Água salgada
  • Banheira grande
  • Luz solar
  • Facão
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article