Mais
×

Como fazer cordas manualmente

Atualizado em 17 abril, 2017

Seja para ligar objetos ou para auxiliar na escalada, a corda é composta por fibras torcidas juntas. Você pode fazer uma corda a partir de uma grande variedade de materiais. Tradicionalmente, ela é feita de cânhamo devido a sua força e suas propriedades coesivas, mas também pode ser feita de náilon ou até mesmo de capim. A maioria das cordas são feitas por máquinas, podendo também serem feitas em casa ou em um acampamento.

Instruções

Faça cordas manualmente (Thinkstock Images/Stockbyte/Getty Images)
  1. Escolha uma fibra que possa ser torcida junta em comprimentos mais longos. Quase todo tipo de material pode ser usado. Pegue dois fios e torça-os juntos. O processo é muito parecido com costura. Quanto maior for o comprimento inicial da fibra, mais fácil será de fazer a linha ou fibra original. Se usar fibras pequenas, terá que juntá-las continuamente para ficarem em um bom tamanho. Continue trabalhando com suas fibras até obter um bom comprimento para o uso. O comprimento necessário dependerá da situação.

  2. Mantenha as torções juntas. Você pode querer segurar uma das pontas em algo e andar com as fibras em suas mãos. Continue torcendo. Os fabricantes de cordas antigas usavam uma base, uma área aberta para torcer lãs e cordas. Uma vez que tiver terminado com um fio, faça outro. Quanto mais lã você usar, mais forte e resistente será sua corda.

  3. Pegue dois pedaços do fio e comece a torcê-los juntos. Fala isso na direção oposta dos fios de lã originais. A torção reversa previne que o material original desenlace. Duas lãs torcidas juntas são chamadas de marline. Você pode torcer marlines juntas para fazer cordas maiores ou cabos. Cabos maiores provavelmente irão querer o uso de alguma alavanca. Você pode tentar uma roda que vire cordas individuais.

  4. Mantenha as cordas esticadas o tempo todo. Cordas soltas e frouxas irão arruinar a corda. Puxe o mais forte possível enquanto estiver torcendo. Uma corda bem feita possui uma ótima força embora seja feita de fibras individuais. Os cabos de metal que sustentam pontes são feitos da mesma maneira. Experiente alguns materiais, como alguns fazem cordas melhores do que outros, mas se tiver em apuros em um acampamento, você poderá fazê-la até com cascas de árvore.

O que você precisa

  • Cânhamo ou fibras de sua preferência.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article