O que as cores da bandeira da Inglaterra significam?

Escrito por emily beach | Traduzido por guilherme ferreira
O que as cores da bandeira da Inglaterra significam?
A bandeira britânica combina detalhes das bandeiras inglesa, irlandesa e escocesa (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

A bandeira da Inglaterra, também conhecida como "Union Jack", é reconhecida por sua coloração vermelha, branca e azul e padrão distinto de cruzes e linhas. Enquanto raramente paramos para pensar sobre as origens dessa bandeira, seu design é fortemente ligado à rica história da Inglaterra. Assim como o país mudou e cresceu ao longo dos anos, a bandeira também, e cada detalhe dela representa um pedaço da herança do país.

Detalhes

A bandeira original da Inglaterra consistia de um fundo branco com uma cruz vermelha no centro. Essa imagem foi o emblema de São Jorge, que é o patrono da Inglaterra. São Jorge viveu na Palestina durante o século 3 e tornou-se um mártir cristão. O emblema vermelho e branco é baseado na roupa dos Cruzados, que usavam túnicas brancas com cruzes vermelhas enquanto lutavam para proteger o Cristianismo. Durante o século 14, Jorge foi nomeado o santo patrono da Inglaterra e seu emblema foi adotado como a bandeira do país. São Jorge é mais conhecido fora da Inglaterra pelos contos míticos de "São Jorge e o Dragão".

História

Em 1603, a Rainha Elizabeth da Inglaterra morreu sem deixar herdeiros. Antes de sua morte, ela pediu que fosse permitido que seu primo rei James da Escócia governasse a Inglaterra em seu lugar. O pedido dela foi atendido e o rei James foi nomeado rei da Inglaterra. Ele continuou a governar a Escócia também, embora os dois países fossem considerados independentes. A Inglaterra manteve a bandeira de São Jorge como sua bandeira nacional durante esse período. A Escócia era representada pela bandeira de Santo André, que era o patrono da Escócia. Sua bandeira consistia de uma grande cruz diagonal branca sobre um fundo azul.

Union Flag

Por volta de 1606, o rei James tinha decidido usar as bandeiras dos dois países para ajudar a criar um senso de unidade, embora a Inglaterra e a Escócia ainda mantivessem sua independência. Ele criou uma nova bandeira com o modelo da bandeira inglesa sobreposto ao da escocesa, para formar a nova bandeira do Reino Unido (Union Flag). Essa bandeira nova tinha um fundo azul com uma cruz vermelha no centro e uma cruz branca na diagonal de um canto ao outro. O rei James ordenou que todos os navios ingleses e escoceses pendurassem essa bandeira nos mastros (em inglês, jackstaff) de cada navio. Muitos acreditam que foi aí que a bandeira moderna britânica ganhou o apelido de "Union Jack".

Durante essa época, as bandeiras da Inglaterra e da Escócia ainda eram consideradas a representação primária de cada nação e eram muito mais usadas do que a britânica.

A bandeira da Grã-Bretanha

Em 1707, a Inglaterra e a Escócia foram unidas oficialmente sob o reinado da Rainha Ana para formar a Grã-Bretanha. Ana adotou a "Union Flag" para representar uma nova nação e o uso das bandeiras originais da Inglaterra e Escócia caíram gradualmente. Menos de um século depois, em 1801, a Irlanda se juntou à Grã-Bretanha. Sua bandeira consistia de uma cruz diagonal vermelha sobre um fundo branco, que era o emblema de São Patrício, o patrono do país. Para unificar os três países, as diagonais vermelhas da bandeira irlandesa foram combinadas com as da Union Flag para formar a bandeira moderna do país.

A etiqueta da bandeira inglesa

Na Inglaterra e Grã-Bretanha, a etiqueta da bandeira é muito respeitada. Jamais se permite que a bandeira seja hasteada na mesma haste que outra, já que isso faria com que uma ficasse mais alta do que a outra. A bandeira deve estar sempre no topo e jamais na altura do chão. Uma vez que a bandeira se rasga, suja ou envelhece, ela deve ser trocada por uma nova. Bandeiras mais velhas devem ser queimadas com respeito em um local privado, nunca jogadas no lixo.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível