×
Loading ...

As cores na arte barroca

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O Barroco é um dos mais importantes movimentos na história da arte ocidental, tendo atingido seu auge de popularidade na Europa do século XVII. A arte e a arquitetura barroca são caracterizadas por ornamentação abundante, emoções exageradas e uso teatral da luz e da cor. Alguns dos artistas mais conhecidos do Barroco incluem o italiano Caravaggio e os holandeses Rembrandt e Vermeer.

A arte barroca usa cor, luz e sombra para evocar emoções (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Paleta de cores

Em sintonia com a afeição barroca pela dramaticidade, os artistas do século XVII geralmente escolhiam suas cores de uma paleta de tons ricos e vibrantes. Vermelho escuro, verdes e azuis são típicos na pintura de Caravaggio, Rembrandt e Vermeer, e, quando os tons terrosos eram usados, geralmente eram profundos e luminosos. As cores ricas eram empregadas para evocar texturas e superfícies como ouro, veludo e seda, dando às pinturas uma qualidade tátil. O papel da cor na arte barroca era tão importante que até os desenhistas incorporavam a cor em seus desenhos, um meio tradicionalmente monocromático.

Loading...

Luz e sombra

Talvez mais importante para a paleta barroca do que os tons era o contraste entre luz e sombra. Os artistas barrocos ficaram famosos por pintarem cenas teatralmente iluminadas em que personagens bem iluminados emergiam de áreas com sombras escuras. A justaposição de escuridão e luz fazia com que as figuras saltassem na superfície da pintura, e o contraste do preto com a cor brilhante dava uma aparência ainda mais pura à paleta de cores da pintura.

Drama

Estes elementos de luz e cor eram usados pelos artistas barrocos a serviço da teatralidade, em uma tentativa de trazer a emoção e o poder do palco para a superfície estática da pintura. Enquanto a luz da pintura barroca traz à mente a força da iluminação do palco do teatro, sua cor e textura evocam as cores e materiais dos trajes teatrais. Com estas ferramentas, junto com poses e expressões exageradas, os artistas barrocos podiam pintar emoções de uma maneira nunca antes vista.

Recriando as cores barrocas

Alcançar a aparência barroca em um contexto contemporâneo é algo relativamente fácil, seja em pintura ou na decoração. Um ênfase no contraste tanto na cor quanto na textura irá evocar o espírito do século XVII, e a riqueza de cores deve ser o objetivo principal. Combinações como vermelho escuro ou verde com dourado são apropriadas, e a colocação de áreas de extremo escuro e luz dramaticamente próximas umas às outras é uma técnica barroca por excelência.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...