on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Cores de chamas de fogões de gás

Atualizado em 19 julho, 2017

Em um simples teste de chamas, certos compostos iônicos emitem determinadas cores ao entrarem em contato com a chama de um bico de Bunsen a gás. As cores emitidas ajudam a identificar os íons de metal em um composto salino. O calor da chama dá energia aos elétrons ou íons dos átomos. Os elétrons absorvem a energia térmica e entram em um estado de excitação. Porém, eles retornam rapidamente ao seu estado inicial. Ao fazerem isso, os elétrons de íons ou átomos metálicos perdem energia. A energia liberada está no espectro de luz visível com suas cores características.

A parte mais quente de uma chama é a ponta do seu núcleo (Nick Koudis/Photodisc/Getty Images)

Azul

Para executar um teste de chama, mergulhe um anel limpo de platina no composto. Insira o anel na parte mais quente da chama, que é a ponta do núcleo da chama. A chama do bico de Bunsen é azul quando está quente. Uma chama mais fria, com menos gás, é amarela. Analise e documente todas as cores emitidas. Compostos haletos de cobre, selênio, índio e arsênio geram uma cor azul. O selênio tem um odor característico de rabanete podre e emite uma cor azul-celeste. O arsênio tem cheiro de alho.

Loading...

Vermelho

Minerais de lítio, carbonitos e sulfatos de estônio emitem uma cor vermelho-carmesim quando aquecidos. O cálcio gera uma cor vermelha amarelo-alaranjada.

Amarelo

Compostos de sódio como o cloreto e o brometo de sódio causam um amarelo intenso ou laranja-amarelado. O ferro produz um amarelo dourado quando em contato com a chama.

Violeta e roxo

As cores violeta e roxo estão relacionadas ao potássio, rubídio e césio. O sódio com um amarelo forte pode mascarar essas cores.

Verde

O azul-esverdeado claro na chama indica a presença de zinco. O cobre também gera um verde claro e pode parecer branco ou esmeralda. Um verde fraco indica telúrio, antimônio, manganês e chumbo, e não é decisivo. O manganês emite raios incandescentes. Um azul-esverdeado claro, que não é decisivo, está ligado ao fósforo. Uma chama amarelo-esverdeada mostra molibdênio na forma de óxido ou sulfato. Outros componentes que emitem flamas verdes são boro, bário e tálio.

Incolor

Magnésio, alumínio e cobalto não têm uma cor característica. Porém, o cobalto emite raios bancos e incandescentes quando em contato com as chamas. O vidro de cobalto age como um filtro para aumentar a observação e os resultados. O roxo fraco produzido pelo potássio visto através do vidro de cobalto aparece vermelho.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...