Cores que complementam o Azul Royal

Escrito por jennifer reynolds | Traduzido por mariana mendonça
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cores que complementam o Azul Royal
Azul Royal (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

A primeira roda de cores, um diagrama circular com as cores primárias e secundárias, foi desenhada por Sir Isaac Newton in 1666. Desde então, tem sido adaptada por cientistas e teóricos da cor, para incluir cores terciárias e estabilizar uma teoria da harmonia de cor e cores complementárias. A roda das cores é organizada de acordo com o relacionamento cromático das cores, e uma cor é considerada complementária à cor que estiver diretamente contrária à sua posição no circulo.

Outras pessoas estão lendo

Cores quentes e frias

Na teoria da cor, algumas cores são consideradas quentes, enquanto outras são frias. Cores quentes são variações de amarelo, marrom, vermelho e laranja, incluindo verdes amarelados e azuis avermelhados. Cores frias são variações de azul, verde, rosa, roxo, magenta e vermelhos baseados no azul. Entender se uma cor é quente ou fria ajuda muito a determinar seu complemento: cores quentes ficam em um lado da roda das cores, enquanto a outra metade consiste de cores frias. Por extensão, o complemento de qualquer cor fria, como o azul royal, vai ser uma cor quente.

Definindo o azul Royal

O azul Royal geralmente é pensado como um azul mais escuro. Mais especificamente, é azul tingido de roxo, ou um azul arroxeado. Isto dá a ele um tom mais profundo e rico e o situa exatamente entre azul puro e roxo ou violeta na roda das cores. Na maioria dos círculos de cor, isto seria considerado índigo.

Complementando o azul Royal

Quando você sabe onde o azul royal se localiza na roda das cores, você pode facilmente determinar seu complemento. Lembre-se que cores primárias são vermelho, azul e amarelo; cores secundárias são verde, roxo e laranja, e cores terciárias são versões das cores secundárias diluídas com primárias, como amarelo-esverdeado, vermelho-alaranjado ou azul-esverdeado. Em uma detalhada roda de cores envolvendo cores primárias, secundárias e terciárias, simplesmente localize azul royal ou índigo e olhe diretamente na direção oposta. A cor índigo se localiza à frente do amarelo-alaranjado, enquanto o complemento do azul puro é o laranja, ou até mesmo vermelho em uma roda menor de cores.

Criando um esquema de cores com o azul Royal

Quando criar um esquema de cores para um projeto de arte, reforma, website ou qualquer outra coisa que requeira cores, é importante que você compreenda o conceito de cores complementares. Você pode decidir o que achar melhor com a sua cor inicial de azul Royal, mas entender sua localização na roda de cores vai ajudar a estreitar a sua busca. O azul Royal e "dourado", geralmente uma cor amarela-alaranjada, é um esquema popular de cores como é usado pelo time de hóquei St. Louis Blues. As cores são naturalmente complementares. Outros tons de amarelo e laranja podem também complementar o azul Royal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível