Que cores devo usar no meu quarto para me ajudar a relaxar e dormir?

Escrito por ticara gailliard | Traduzido por marina vidal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que cores devo usar no meu quarto para me ajudar a relaxar e dormir?
Tons claros e neutros evocam serenidade (cosy bedroom image by Fotocie from Fotolia.com)

Após um longo e duro dia de trabalho, não existe sensação melhor que a de cair na cama e se aninhar no santuário da sua casa. Uma cama confortável e travesseiros fofos ajudam a transformar seu quarto em um oásis relaxante, mas muito mais pode ser feito para aumentar essa aura de conforto. Para um quarto ideal, use cores nas paredes que evoquem sensações de paz, calma e serenidade. Com a cor certa, seu quarto pode transmitir a mesma sensação de um spa relaxante, contribuindo para uma noite de sono melhor e para o seu humor em geral.

Outras pessoas estão lendo

Tons para se usar

Ao tentar produzir sentimentos de relaxamento, não procure além de cores encontradas na natureza. Cores frias como aquelas da família dos verdes e azuis dão um tom de paz ao cômodo. Essas cores podem evocar um sentimento de estar à beira-mar, com as águas do oceano ajudando a colocá-lo em um estado tranquilo.

Tons pastéis também conseguem ter o mesmo efeito calmante. Escolha tons como lavanda ou azul bebê para evocar paz. Se o propósito é um cômodo calmante mas sem cores que remetem ao mar ou tons pastéis, cores neutras podem ser a solução. Tons neutros provocam menos estímulos e consequentemente dão ao cômodo a sensação de paz. Esse tons incluem cores como marrom, bege e cinza.

Cores para se evitar

Algumas cores agem de maneira oposta às cores calmantes. Ao invés de fazer relaxar e trazer paz, esses tons estimulam os olhos, e consequentemente, o cérebro. Cores fortes podem dificultar o sono, já que atraem muito o olhar. Cores da família do vermelho devem ser evitadas se o propósito da decoração é um ambiente relaxante, pois elas estimulam os sentidos.

Apesar do branco parecer uma boa opção para um cômodo tranquilo, paredes brancas refletem muita luz e tornam difícil para os olhos manterem um foco. Na decoração, porém, como em prateleiras ou mesas de cabeceira, o branco funciona bem quando combinado a cores calmantes.

Cor do teto

Ao tentar criar o ambiente perfeito em um quarto, um local fundamental frequentemente passa batido. Escolher a cor certa para o teto completa a atmosfera tranquila e relaxante desejada. A maioria dos tetos é pintada de branco e não recebe muita atenção além disso. Uma sugestão é pintar o teto de uma cor um ou dois tons mais clara que as paredes para criar um ambiente acolhedor.

Além disso, devido ao contraste menor entre as cores da parede e do teto, o cômodo irá parecer maior. Se você quer o efeito oposto, experimente usar uma cor como azul bebê para aproximar as paredes e adicionar mais sensações calmantes.

Outras ideias relaxantes

A iluminação aliada à tinta e à decoração pode criar um quarto mais acolhedor e relaxante. Procure lâmpadas amarelas e evite as brancas. Escolha cores para a mobília que complementem os tons das paredes.

Mobília de madeira cria um cenário tranquilo, já que os marrons são tons relaxantes. Evite usar muitas estampas na decoração, principalmente aquelas que contêm cores fortes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível