Cores da fiação de um rebocador

Escrito por renee miller Google | Traduzido por bianca amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cores da fiação de um rebocador
Barras de reboque se conectam de um trailer para seu veículo (blue trailer image by Diana Mastepanova from Fotolia.com)

A fiação básica da barra de reboque para carros mais velhos é bastante simples, mas para os carros de hoje pode ser confusa. Existem dois tipos de conectores utilizados na fiação de um gancho de reboque veicular: o 12N ou 12S. Ambos são de aparência semelhante, mas a diferença é a função dos pinos e a finalidade dos fios coloridos que se ligam a eles. Alguns reboques requerem menos fios do que o previsto para serem ligados, mas as cores da fiação continuam a representar as mesmas funções.

Outras pessoas estão lendo

Conectores

Conectores do tipo 12N são utilizados em barras de reboque ligadas a veículos de tração regulares (carros, caminhões) que alimentam as luzes de estrada (setas, freios), enquanto os soquetes 12S são usados em ligações com trailers e são usados ​​para sistemas auxiliares (como uma geladeira o ou carregador de bateria). A energia necessária para os indicadores de reboque, freios, faróis de neblina e luzes laterais são fornecidos pelos conectores que estão localizados tanto no veículo quanto no reboque, e cada fio colorido se conecta para uma finalidade específica. Na maioria dos veículos, a tampa do conector 12N é preta e contém sete pinos, numerados de 1 a 7. Cada cor de fio faz uma ligação com esses pinos. O conector 12S é tipicamente de cor cinza e seus pinos também são numerados, mas as cores dos fios servem a diferentes propósitos nesse conector.

Fio amarelo

O fio amarelo se liga ao pino rotulado como "1" e ativa a seta esquerda com um conector 12N. Em um conector 12S, o amarelo alimenta as luzes de ré do veículo.

Fio azul

O fio azul se liga ao pino marcado como "2", que em ambos os conectores são um plugue fêmea, e opera a luz de neblina traseira com um conector de 12N. No conector 12S, o fio azul alimenta a carga da bateria.

Fio branco

O fio branco, que se liga em ambos os conectores 12N e 12S ao pino rotulado de "3", é seu fio terra para os dois tipos de conectores. Ele se conecta ao terminal negativo da bateria que está ligado à armação metálica do veículo.

Fio verde

O fio verde se liga ao pino rotulado "4" e opera a sua luz de seta direita com o conector de 12N. No conector 12S, funciona como um fio de alimentação de energia.

Fio marrom

O fio marrom do seu engate se liga ao pino rotulado "5", que é um plugue fêmea. No conector 12N, opera as luzes do lado direito. No conector 12S, o fio marrom se liga a dispositivos de detecção e lanternas.

Fio vermelho

Os fios vermelhos indicam a sua parada ou luzes de freio, com um conector de 12N. O fio vermelho está ligado ao pino "6" em ambos os conectores. No conector 12S, o fio vermelho alimenta a geladeira. A Caravan Products recomenda que quando for ligar a fiação de um trailer, o fio vermelho deve ser ligado através de um relé de divisão quando forem usadas barras de reboque para veículos fabricados em 1999 ou posterior. Modelos de veículos mais velhos são ligados de forma diferente e deve-se consultar um profissional. Um relé de divisão permite que uma bateria secundária (tal como uma bateria de trailer) seja carregada por um sistema do veículo, mas não seja usada no motor de partida. Ele também evita que a bateria de partida (primária) seja drenada pelo outro equipamento quando o motor estiver desligado.

Fio preto

O fio preto em sua barra de reboque está conectado ao pino "7". Em um conector 12N, alimenta as luzes do lado esquerdo do seu veículo. Em um conector 12S, a função do fio preto e pino "7" funciona como aterramento para o pino "6" (o conector da bateria).

Conectores com menos de seis fios

Alguns estilos de conexão mais velhos ainda estão em uso; por exemplo, conectores de quatro fios utilizam apenas as cores amarela, verde, branca e marrom, operando a seta esquerda (amarelo), seta direita (verde), terra (branco), placa de licença e luzes traseiras (marrom), como se estivessem em um conector de sete vias. Existem também sistemas de cinco fios, os quais adicionam um fio azul para operar os sistemas de freio e de energia auxiliar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível